Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO LUIS DE SOUSA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO LUIS DE SOUSA NUNES
DATA: 22/02/2022
LOCAL: Acesso Remoto
TÍTULO: GESTÃO DO ENSINO PÚBLICO EM TEMPOS DE PANDEMIA: A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO NO COLÉGIO TÉCNICO DE FLORIANO / UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
PALAVRAS-CHAVES: Covid-19; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Ensino Remoto Emergencial; Colégio Técnico de Floriano; Universidade Federal do Piauí.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

A pandemia da Covid-19 promoveu intensas transformações em diversos âmbitos da sociedade, produzindo grandes efeitos no plano educacional. No início da Pandemia, diante da inexistência de vacina ou tratamento, as principais medidas adotadas basearam-se na prevenção, classificadas como medidas não farmacológicas, dentre as quais destacam-se as medidas de isolamento social. Dentre as diversas medidas de isolamento social, foi decretada a suspensão das aulas presenciais. Nesse contexto, houve a substituição do ensino presencial pelo Ensino Remoto de Emergencial (ERE) com o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), de modo que os gestores públicos, em especial aqueles que estão no comando das instituições ensino tiveram um papel importante na formulação de medidas para amenizar os efeitos causados pela pandemia. No âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Ensino Remoto Emergencial foi aprovado inicialmente para os Colégios Técnicos vinculados por meio da resolução 035/2020 do Conselho de Pesquisa e extensão (CEPEX), que determinou o reinício das aulas para maio de 2020. O presente estudo tem o objetivo de analisar o processo de implementação do Ensino Remoto Emergêncial com o auxílio das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto da pandemia de Covid 19, enfatizando os desafios enfrentados pelo gestor, docentes e discentes do Colégio Técnico de Floriano vinculado à Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI). Objetiva-se ainda, de modo específico, contextualizar a pandemia de Covid-19, as medidas de isolamento social e seus impactos na educação; abordar sobre as tecnologias digitais da informação e comunicação e sua importância no processo de implementação do ERE e investigar as medidas adotadas pelo gestor do CTF na implementação do ERE. Para conseguir tais objetivos, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa, pesquisa de caráter exploratório e descritiva, revisão bibliográfica, análise documental, questionários e entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados alcançados, espera-se que esta pesquisa possa trazer contribuições para a discussão ao pontuar os desafios estritamente relacionados à adoção do ensino remoto emergencial no CTF.

Interno - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Externo ao Programa - 2350181 - SORAYA OKA LOBO
Presidente - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Notícia cadastrada em: 14/02/2022 16:48