Banca de DEFESA: ELANDIA DE ANDRADE SILVA

DISCENTE: ELANDIA DE ANDRADE SILVA
DATA: 31/03/2022
LOCAL: Acesso Remoto
TÍTULO: CONTROLE SOCIAL NA GESTÃO DAS CONTAS PÚBLICAS NO CONTEXTO DA TRANSPARÊNCIA FISCAL DOS RECURSOS PÚBLICOS APLICADOS NOS PROCESSOS LICITATÓRIOS DOS PREGÕES ELETRÔNICOS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ NOS ANOS DE 2020 E 2021
PALAVRAS-CHAVES: Administração Pública; Controle Social; Processos Licitatórios; Pregão Eletrônico; Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí; Eficiência.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

É relevante para o País aperfeiçoar suas compras com economia e efetividade para que suas aquisições atendam à demanda e haja adequada aplicação das verbas públicas. O presente trabalho analisa o procedimento licitatório na modalidade pregão eletrônico a fim de identificar suas vantagens e desvantagens, buscando assim maneiras de tornar os certames mais efetivos, céleres e transparentes. A pesquisa enveredou na análise dos princípios constitucionais e da doutrina, para confrontá-las com os entraves encontrados nos trâmites dos processos licitatórios no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí. Os dados foram obtidos a partir dos processos para aquisição de bens e serviços da Instituição. Os resultados alcançados demonstram que o pregão eletrônico é eficiente como instrumento para compra e de transparência, todavia deve-se buscar maneiras de otimizá-la e atenuar disfunções, além de aliar este modelo com planejamento adequado e boas práticas de gestão, para tornar o processo mais célere e eficiente. Compras demandam planejamento, capacitação adequada de servidores, e apoio de cada órgão. Assim é possível obter um melhor desempenho nas instituições governamentais e consequentemente no desenvolvimento do País.

Externo ao Programa - 010.780.943-57 - EVANGELINA DA SILVA SOUSA - UFPI
Presidente - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
Interno - 1167586 - SAMUEL COSTA FILHO
Notícia cadastrada em: 29/03/2022 12:17