Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE MARIA APOLONIO RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE MARIA APOLONIO RODRIGUES
DATA: 10/10/2022
LOCAL: Acesso Remoto.
TÍTULO: A gestão das Políticas Públicas Educacionais e a efetivação do direito de aprender e de cidadania dos estudantes surdos no Município de Caxias-MA.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Especial, Inclusão de Surdos, Políticas Públicas.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

O processo de inclusão no Brasil alicerça em dispositivos normativos, a exemplo da promulgação da Constituição Federal (1988), documento no qual traz no artigo 205 a especificação do direito de todos à educação, corresponsabilizando família e Estado. O presente projeto de pesquisa intitulado: A gestão das Políticas Públicas educacionais e a efetivação do direito de aprender e de cidadania dos estudantes surdos no Município de Caxias-MA, debruça-se a cerca da relação entre a gestão das políticas públicas educacionais inclusivas, o trabalho dos professores, o fazer dos Intérpretes de Libras e a Educação de Surdos em Escolas da Rede municipal e estadual de ensino da Cidade de Caxias e como isso tem contribuído para garantia da efetivação do direito de aprender dos educandos surdos, para tanto, a presente pesquisa pauta-se no aporte que tratam do percurso conceitual, estrutural e metodológico da inclusão dos surdos no Brasil, pretendendo lançar luzes no impacto das políticas públicas de inclusão dos surdos e contribuir para encontrar respostas ao seguinte problema de pesquisa: Como se dá a gestão das Políticas Públicas educacionais e a efetivação do direito de aprender e de cidadania dos estudantes surdos no Município de Caxias-MA?. Partindo do problema ora especificado alvitra-se avaliar os elementos documentais e a vivência da inclusão dos surdos na rede pública de ensino, identificando os pontos convergentes e divergentes das respectivas redes, bem como quais proposições poderão ser elencadas para a efetivação do direito de aprender dos cidadãos surdos. A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar como políticas públicas são geridas e implementadas nas escolas da rede pública estadual e municipal da cidade de Caxias-MA com vista a inclusão escolar dos alunos surdos e quais os seus impactos efetivos na vida dos cidadãos surdos e objetivos específicos: Contextualizar historicamente, políticas públicas educacionais inclusivas, a Educação de Surdo no Brasil, no Maranhão e em Caxias/MA; Discutir a interface entre as políticas públicas educacionais inclusivas; Quais as contribuições do trabalho dos professores, o fazer dos Intérpretes de LIBRAS e a Educação de Surdos em Escolas da Rede Pública de Ensino da Cidade de Caxias-MA; Verificar o papel ou contribuição dos movimentos sociais, a exemplo da ASC no processo de inclusão dos alunos surdos nos ambientes escolares e em outros espaços da sociedade; Discutir os fatores, que na percepção dos professores e do Interprete de LIBRAS das escolas estaduais, dificultam e/ou facilitam suas práticas frente ao seu educando surdo. Metodologicamente de acordo com Gil (2008) e Minayo (2004; 1998), esta pesquisa tende a fazer parte da abordagem qualitativa, na qual utilizar-se-á pesquisa documental, serão utilizados instrumentos e técnicas de coleta de dados, como: diário de campo, entrevista semiestruturada (GIL, 2008; MINAYO, 2004; 1998; RICHARDSON, 1999).

Presidente - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Interno - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Externo ao Programa - 1790769 - MARAISA LOPES
Notícia cadastrada em: 28/09/2022 17:27