Banca de DEFESA: MARIA SIQUEIRA SILVA

DISCENTE: MARIA SIQUEIRA SILVA
DATA: 06/12/2022
LOCAL: Acesso Remoto.
TÍTULO: A GESTÃO PARTICIPATIVA NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA AUGUSTINHO BRANDÃO – COCAL DOS ALVES-PI
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Participativa. Gestão Escolar. Sucesso Educacional.
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar

Considerando o contexto educacional, um dos grandes desafios é criar um ambiente participativo, com novas abordagens administrativas e metodológicas de ensino que ampliaem o conhecimento, sendo aliados a uma gestão educacional efetiva e de qualidade. Nesse sentido, a pesquisa centra-se em conhecer e investigar no contexto escolar o processo de Gestão Participativa na administração do Centro de Ensino Integral Augustinho Brandão localizado em Cocal dos Alves – Piauí e os resultados educacionais que são destaques da escola. Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar o processo de Gestão participativa exercido na administração escolar do Centro de Ensino Integral Augustinho Brandão e os resultados educacionais da escola. De modo específico, esta pesquisa busca analisar o processo de gestão participativa da escola; interpretar os efeitos e influências da gestão participativa no desempenho dos alunos; verificar o desenvolvimento das competências administrativas por parte do gestor e sua contribuição para a eficiência organizacional da escola. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se uma metodológica qualitativa de caráter exploratório e descritivo, realização de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas aplicadas ao conselho escolar composto por 21 indivíduos. Os dados foram analisados ainda a partir de indicadores nacionais de educação que possibilitaram a visualização dos resultados obtidos em relação às demais instituições como é o caso do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), a OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas e os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Externo à Instituição - ANA CÉLIA FURTADO ORSANO - CEFET/PI
Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Presidente - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 06/12/2022 07:44