A terceirização é uma realidade presente nas sociedades capitalistas, seja emorganizaçõespúblicas ou privadas. Apresenta particulares nas regiões onde é aplicada, pois os cenáriossãodiferentes, impactando assim os resultados obtidos com sua implementação. Trata-sedeumamodalidade de contratação em que uma empresa contrata outra empresa para execuçãodepartes de serviço ou todo. Estudos demostram que essa modalidade de contrataçãoestádiretamente relacionada com a precarização do trabalho, o que pode impactar diretamentenasatisfação no trabalho. Com a globalização e o aumento da tecnologia, o trabalhoalcançouespaços e dimensões maiores na vida do humano. Com isso, se faz necessário a criaçãodeambientes de trabalho harmoniosos e prazerosos que promovam a satisfação do trabalhador.Acreditando ser uma investigação relevante para as organizações e seus colaboradores, essapesquisa busca Investigar, através de um estudo comparativo, a satisfação no trabalhoentrecolaradores terceirizados e servidores efetivos de uma instituição pública de ensino. Paraisso,propõe-se os seguintes objetivos específicos: (i) Identificar e compreender o fenômenodaterceirização; (ii) Identificar e compreender a percepção de satisfação como trabalho; e(iii)Analisar e compara a satisfação com o trabalho entre colaboradores terceirizados e servidoresefetivos de uma Instituição Pública de Ensino. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratóriae explicativa, com abordagem quantitativa. A amostra mínima, calculada a partirdeprocedimentos estatísticos, é de 342 servidores efetivos e 237 empregados terceirizadosdoIFPI. A coleta de dados será realizada através da aplicação survey e, para a análise dosdadosserá utilizada a Escala de Satisfação no Trabalho – EST.