Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE MORAES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE MORAES DA SILVA
DATA: 13/07/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Acesso Remoto.
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DOS FATORES QUE INFLUENCIAM NO SUCESSO ECONÔMICO DOS AGRICULTORES FAMILIARES DO MUNICÍPIO DE BREVES, ARQUIPÉLAGO MARAJOARA/PA.
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento econômico; agricultura familiar; política pública.
PÁGINAS: 53
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A Agricultura Familiar é reconhecida como a principal responsável pela produção dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Entretanto, mesmo diante desse cenário, o agricultor familiar enfrenta diversos desafios que dificultam, entre outros pontos, sua permanência no mercado de produção e no campo. Tendo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) revelado nos anos de 2004, 2009 e 2013 um cenário alarmante de insegurança alimentar no meio rural. Tendo isso em mente, esta pesquisa tem como objetivo caracterizar os fatores que influenciam para o sucesso econômico dos agricultores familiares do município de Breves, Arquipélago Marajoara/Pará. Município este que está entre os municípios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil, 0,503 (Atlas Brasil, 2023), mesmo este estando localizado em uma região de riqueza natural ímpar, composta por campos naturais, planícies alagadas e densas florestas (Gonçalves et al., 2016). Para alcançar o objetivo almejado, a metodologia aplicada será de natureza qualitativa, de cunho exploratório e descritivo. Os seus procedimentos estão ancorados em métodos bibliográficos, documental e de levantamento. Quanto ao seu instrumento, será utilizado o questionário (com perguntas abertas e fechadas), o qual será aplicado junto aos agricultores do município, classificando, portanto, a coleta de dados por amostragem, do tipo não probabilística por conveniência, de observação direta e extensiva. A abordagem, classifica-se como qualitativa-indutiva, de análise de conteúdo. Ao final, espera-se que os resultados contribuam para o melhor entendimento desta atividade na região, buscando colaborar com a construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento desse segmento na região estudada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1787957 - EULALIO GOMES CAMPELO FILHO
Externo ao Programa - 1974744 - FRANCISCO DE TARSO RIBEIRO CASELLI
Interno - 1167586 - SAMUEL COSTA FILHO
Notícia cadastrada em: 03/07/2023 16:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 01/03/2024 17:14