Notícias

Banca de DEFESA: ELIANA AMOEDO DE SOUZA BRASIL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANA AMOEDO DE SOUZA BRASIL
DATA: 25/08/2023
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/jxz-gaqu-oko
TÍTULO: CONTRIBUIÇÕES DA BIBLIOTECA DO IFPA CAMPUS SANTARÉM NA PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO IFPA.
PALAVRAS-CHAVES: Sustentabilidade em Bibliotecas. Plano de logística sustentável – bibliotecas. Bibliotecas – práticas sustentáveis.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Este projeto de pesquisa tem por tema a sustentabilidade nas instituições de ensino com estudo na biblioteca do Campus Santarém para entender como este setor pode contribuir na promoção da sustentabilidade no IFPA. Tendo em vista a responsabilidade das instituições de Ensino Superior em desenvolver suas atividades administrativas e educacionais (ensino, pesquisa e extensão) visando a sustentabilidade em razão de: serem signatárias de declaração de Talloires, de terem compromisso com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, de terem a obrigação de cumprir orientações da IN n.10 de 2012, que estabelece regras para elaboração dos Planos de Logística Sustentável e por declararem compromisso com a sustentabilidade a partir de sua missão Institucional e os setores da Instituição serem corresponsáveis pelo atingimento da sua missão. Diante do exposto, o projeto de pesquisa apresenta o seguinte questionamento: De que forma a biblioteca pode participar dos processos de promoção de uma cultura de sustentabilidade ambiental por meio da PLS do IFPA. O objetivo geral é desenvolver um modelo de formas de participação da biblioteca nas ações do desenvolvimento da cultura de sustentabilidade ambiental no IFPA por meio do Plano de Logística Sustentável. A pesquisa é guiada pela abordagem de natureza qualitativa do tipo exploratório e descritivo, tem contributo dos seguintes instrumentos para coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, levantamento de práticas sustentáveis desenvolvidas pela biblioteca do Campus Santarém. O estudo apontou que a biblioteca trabalha considerando a sustentabilidade e que suas ações contribuem com a responsabilidade das IES em desenvolver suas atividades administrativas e educacionais visando sustentabilidade, no entanto, são realizadas de forma isolada, sem envolvimento de outros setores. O levantamento apontou que as práticas sustentáveis desenvolvidas pela biblioteca do Campus, têm potencial de contribuir tanto com o PLS quanto com os ODS da Agenda 2030, mas que faltam ser alinhadas com ambos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 823.563.003-68 - ANA KEULY LUZ BEZERRA - UFPI
Presidente - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Externo à Instituição - HAMILTON VIEIRA DE OLIVEIRA - UFPA
Notícia cadastrada em: 15/08/2023 13:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 29/02/2024 16:34