Esta pesquisa discute no âmbito do IFPA a gestão participativa, ancorada nos
pressupostos e fundamentos da gestão participativa democrática na área da educação. O objetivo do
estudo é analisar a gestão participativa numa instituição federal de educação, as formas para
operacionalizar os princípios desse modelo de gestão e a efetiva participação das instâncias colegiadas
deliberativas nos processos decisórios. Quanto ao tipo de pesquisa, é exploratória e descritiva. Em
relação aos procedimentos e técnicas metodológicas a pesquisa utiliza a metodologia qualitativa de
cunho bibliográfico e utiliza a técnica de coleta de dados com análise documental e observação não
participante, para análise dos dados, foi aplicada a técnica análise de conteúdo. Entre os autores que
fundamentam este estudo estão PATEMAN (1992), LÜCK (2006), DAHL (2012) E LIBÂNEO
(2017). Constatou-se, ao final, que a participação da comunidade escolar na gestão institucional do
IFPA existe por meio da representação nos Conselhos Deliberativo (CONSUP) consultivo e
Assessoramento (CODIR). A participação dos atores nos processos de deliberação varia conforme as
pautas, a formação dos conselheiros e os interesses das categorias representadas nesses espaços
coletivos. Espera-se que, ao final, o estudo contribua no processo permanente de aperfeiçoamento das
práticas de gestão participativa no IFPA