Notícias

Banca de DEFESA: JHANNETH TALYTA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JHANNETH TALYTA COSTA
DATA: 15/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/iux-itoq-zzy
TÍTULO: A Padronização de Processos em Instituição Pública: Um Estudo de Caso Realizado no Instituto Federal do Pará - IFPA.
PALAVRAS-CHAVES: Business Process Management; Gestão de processos; Padronização de Processos; IFPA; Instituições Públicas.
PÁGINAS: 129
GRANDE ÁREA: Outra(s)
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta pesquisa discute a padronização de processos, fundamentada na metodologia de Business Process Management (BPM), que visa a melhoria contínua dos processos organizacionais nas instituições. O objetivo geral desta dissertação é investigar a implementação da padronização de processos em instituição pública descentralizada. O lócus do estudo é o Instituto Federal do Pará (IFPA), instituição pública de ensino profissional federal, autárquica, composta por uma Reitoria e dezoito campi autônomos. Dentre outros objetivos desta dissertação, está a realização de uma revisão bibliográfica sobre os conceitos do BPM na administração pública e realizar estudo normativo que influencia a implementação dessa ferramenta em uma instituição pública de ensino. Após a revisão bibliográfica e normativa, foi sistematizada e analisada a metodologia usada para a modelagem sistêmica utilizada pela Reitoria e os Campi do IFPA. Na pesquisa foi utilizado um enfoque metodológico qualitativo com estudo de caso, entre os anos de 2019 e julho de 2023, como técnica de coleta de dados o levantamento documental (Plano de Desenvolvimento Institucional, relatório de gestão, regimento interno, resoluções, instruções normativas, vídeo gravados de reuniões, plano de trabalho e relatório do escritório) e observação participante. Os autores que fundamentam este estudo são: PALUDO (2015); E.R, et al (2018); SANTOS, et al (2012); RAMOS et al (2019) e Syed et al (2018). A partir da análise foi possível fazer o levantamento normativo que influencia a utilização do BPM em instituições públicas; a identificação da metodologia utilizada para a realização do Mapeamento Colaborativo em Rede (MCR), e a identificação de fatores críticos de sucesso (FCS) para a implementação sistêmica dessa abordagem em instituições públicas descentralizadas. São reforçados os preceitos que evidenciam os benefícios teóricos e práticos da padronização de processos de forma sistêmica em instituições públicas descentralizadas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1787957 - EULALIO GOMES CAMPELO FILHO
Presidente - 1628577 - FRANCISCO MESQUITA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - LANA DANIELE DOS SANTOS GOMES - IFPA
Externo ao Programa - 278.161.092-53 - VALDINEI MENDES DA SILVA - IFPA
Notícia cadastrada em: 30/11/2023 07:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 01/03/2024 18:49