Estudos sobre jornalismo científico demonstram sua relevância e os impactos provocados pela disseminação dos conhecimentos gerados pelas pesquisas científicas, porém o tema ainda é incipiente no Brasil. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a divulgação científica nos portais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da região Nordeste. Para compreender a divulgação da ciência nas instituições foram investigadas suas páginas oficiais na internet, através de pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e utilizando se da análise de conteúdo, com base nos conceitos de valor-notícia, abordados pela teoria do newsmaking, segundo Wolf (2002), Hohfeldt (2001), Harcup e O’neill (2016) e Ramalho e Gradim (2022); observadas as áreas do conhecimento e tipos de pesquisas mais presentes, à partir de Brandão (2007), Bueno (2009, 2010, 2014a) e Carvalho (2011); além de identificar as fontes ouvidas na construção da mensagem, segundo Schmitz (2011). Como complemento do estudo, foram verificados o Plano de Desenvolvimento Institucional e a Política de Comunicação, quando existente. Foram coletadas as 30 últimas notícias publicadas nos sites oficiais das instituições, a partir do dia 23 de outubro de 2023. Dentre as 330 notícias da amostra, o levantamento identificou 72 que abordam temas relativos à ciência e, dessas, apenas 21 que tratam sobre pesquisas científicas. Os resultados apontam para a presença tímida das pautas sobre ciência nos portais do Institutos Federais. A presença reduzida ainda indica o interesse predominante nas ciências básicas e pesquisas aplicadas. As fontes especializadas compartilham o espaço com as fontes institucionais. Foi verificada também a abordagem superficial do conteúdo científico. A análise dos resultados permite dizer que, apesar da sua relevância, a prática do Jornalismo Científico nas instituições é insuficiente e limitada pela rotinização. Essa pesquisa contribui para a compreensão do espaço ocupado pela ciência nas divulgações das instituições superiores de ensino e suas principais características. Em relação à aplicação prática, a contribuição se dá no âmbito das estratégias de gestão de comunicação, o que possibilita o fortalecimento da imagem institucional.