Banca de DEFESA: LEIDIANE MARIA MAGALHAES NASCIMENTO

DISCENTE: LEIDIANE MARIA MAGALHAES NASCIMENTO
DATA: 05/11/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: DE LEITOR PARA LEITORES: o compartilhamento de experiências de leitura literária por meio da videorresenha no 3º ano do Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Leitor. Leitura Literária. Compreensão. Videorresenha. Booktuber.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

O avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem promovido uma mudança significativa em relação às práticas de leitura e de escrita na sociedade contemporânea. A ampliação do acesso à internet permitiu a diversificação e a circulação da informação e da comunicação através das mídias digitais. Desse modo, a leitura se apresenta de forma dinâmica e ajustável aos interesses e ao perfil do leitor; como ocorre, por exemplo, na produção e na disseminação de vídeos pelos digitais influencers. Em especial maneira, aqueles que elegeram a leitura como tema principal de seus vídeos, os denominados booktubers, produtores de conteúdo em canais no YouTube, que constituem comunidades discursivas virtuais chamadas de Booktube. O intuito dos booktubers é compartilhar experiências de leitura literária através de videorresenhas, de resumos orais ou escritos de obras literárias, a fim de provocar ou aguçar a curiosidade leitora de seus seguidores e de alguma forma influenciá-los. Na esfera educacional, a inserção das TDIC no ensino ganhou destaque na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual orienta que os alunos devem se tornar aptos a participar das práticas sociais de leitura e escrita, com protagonismo na cultura digital, usando as multimídias e recursos multissemióticos. Com base nisso, o presente trabalho buscou refletir sobre a produção de videorresenhas como estratégia de promoção da compreensão leitora. A investigação baseou-se nos pressupostos teóricos acerca de texto, produção e construção de sentidos desenvolvidos por Koch (2011, 2012, 2018) e Kleiman (2010), Marcuschi (2008); Estratégia de compreensão proposta por Dascal (1981); na teoria dos gêneros discursivos de Bakhtin (2006); nos estudos sobre letramentos e letramento digital de Buzato (2006), Coscarelli (2006, 2010), Jenkis (2009), Lemke (2010), Rojo (2004, 2012, 2013, 2015), Street (2014); e ainda, na teoria da leitura sob a perspectiva psicolinguística desenvolvida por Leffa (1996) e Van Dijk (1978), Kintsch (1983). Sobre a comunidade Booktube, buscou-se apoio nos estudos de Jeffman (2017). Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, que analisou vídeos produzidos pelos alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública estadual, exercendo o papel social de Booktubers. Como resultados, as videorresenhas constituem-se como ferramentas capazes de criar um ambiente interativo no meio digital, e funcionam como métodos que possibilitam o ensino de estratégias de leitura, propiciando o desenvolvimento de habilidades para compreensão leitora, revelando os níveis de compreensão leitora, estimulando a leitura de obras literárias. Essas ações podem contribuir para a formação de leitores proficientes, começando pelo próprio videorresenhista. Ao incentivar práticas de leitura literária no ciberespaço, na sala de aula, as referidas práticas contribuem também para inserção de recursos digitais nas práticas pedagógicas da escola.

Interno - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Externo à Instituição - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO - UFPI
Presidente - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 19/10/2021 13:21