Banca de DEFESA: ANTONIO AILTON FERREIRA DE CERQUEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO AILTON FERREIRA DE CERQUEIRA
DATA: 29/03/2023
LOCAL: DEFESA DE TESE DE DOUTORADO - Link: https://meet.google.com/bgj-rzfi-uby
TÍTULO: SEMIOLINGUÍSTICA E JORNALISMO NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES PARA A INTERPRETAÇÃO E A COMPREENSÃO DO GÊNERO REPORTAGEM EM QUESTÕES DO ENEM
PALAVRAS-CHAVES: Discurso; Semiolinguística; Interpretação; Compreensão
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Nesta tese, propõe-se uma reflexão sobre a Teoria Semiolinguística do Discurso, proposta pelo linguista francês Patrick Charaudeau, e o ensino de Língua Portuguesa, com ênfase na leitura, interpretação e compreensão do gênero reportagem, a partir de um corpus constituído por 23 questões do Exame Nacional do Ensino Médio. Duas perguntas motivam esta pesquisa: (1) que aspectos semióticos e linguísticos do gênero reportagem estão presentes em questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio? E (2) como a abordagem semiolinguística pode contribuir para a interpretação e a compreensão do gênero reportagem em questões do Enem? As escolhas teórico-metodológicas aqui apresentadas são provenientes das potencialidades pedagógicas da perspectiva semiolinguística, do impacto do desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio nas práticas pedagógicas e da publicação, em 2018, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que trouxe como uma das novidades a valorização do campo jornalístico-midiático como um dos cinco campos de atuação social para contextualizar as práticas de linguagem nos ensinos Fundamental e Médio. Como objetivo geral, pretende-se analisar, a partir da Teoria Semiolinguística do Discurso, as práticas de leitura de reportagens presentes em questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio. Em Charaudeau (1994, 1995, 1996, 1999, 2001a, 2001b, 2005, 2010, 2016, 2018a e 2018b) estão as principais bases teóricas desta pesquisa, mas também é importante destacar as contribuições de pesquisadores brasileiros, como Machado e Mello (2001), Pauliukonis (2012, 2019 e 2020), Feres (2011, 2014 e 2017), além das pesquisas organizadas por Xavier, Rebelo e Monnerat (2021), que associam a abordagem semiolinguística às práticas de ensino. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa, quanto aos meios, caracteriza-se como bibliográfica, pois apresenta um levantamento das principais publicações relacionadas aos temas investigados, e, quanto aos fins, é classificada como aplicada, por procurar estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas que favoreçam a melhoria da proficiência dos estudantes brasileiros em leitura. Dentre os principais resultados da pesquisa, destacamos a constatação de que os aspectos semióticos do gênero reportagem são subvalorizados na elaboração das questões; os aspectos linguísticos, embora mais presentes, são mais cobrados em relação ao sentido de língua, em detrimento de uma abordagem que privilegie os sentidos do discurso. Também consideramos relevante o fato de que, conforme a análise do corpus, os conceitos de ato de linguagem, contrato de comunicação, processo de semiotização do mundo e modos de organização do discurso são aplicáveis ao objetivo geral dessa pesquisa e podem contribuir para a formação de leitores mais proficientes.

Externo à Instituição - BEATRIZ DOS SANTOS FERES - UFF
Interno - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Externo à Instituição - FRANCISCO LAERTE JUVENCIO MAGALHAES - UFPI
Presidente - 1308749 - JOAO BENVINDO DE MOURA