Notícias

Banca de DEFESA: EDUARDO HENRIQUE VIEIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO HENRIQUE VIEIRA SANTOS
DATA: 30/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: Uma análise semântico-enunciativa do verbo pegar em textos publicitários
PALAVRAS-CHAVES: Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas; Verbo Pegar; Cotexto; Contexto; Construção de sentido.
PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O presente trabalho apresenta uma análise de caráter semântico-enunciativa do verbo pegar numa perspectiva construtivista considerando a relação sintático-semântica que a unidade lexical estabelece no enunciado e com o cenário convocado para estabilizar o sentido. Objetivamos analisar como se dá essa relação do verbo no ambiente cotextual e contextual que permite uma diversidade de sentidos e definir a sua identidade semântica através dessa diversidade. As análises estão embasadas sob a perspectiva da Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas do linguista francês Antoine Culioli (1990, 1999a, 1999b) e de forma específica na linha investigativa proposta por De Vogüé e Paillard (1997), Franckel (2011), De Vogüé (2011), Paillard (2011) que busca a identidade de uma unidade lexical ou morfolexical através da variedade de sentido de suas ocorrências. O corpus foi construído inicialmente com 137 enunciados, destes em sua maior parte extraídos de textos publicitários, uma pequena parte de textos de publicações de redes sociais, outras páginas da internet e do sítio corpusdoportugues.org. Após a seleção, chegamos ao número final de 50 enunciados. As análises consideraram as configurações estabilizadas pelos parâmetros X e Y na predicação marcada pela marca em estudo. Completadas as análises descrevemos os sentidos estabilizados por pegar nas suas diversas ocorrências e constatamos um traço de invariância que permitiu apontar como resultado a existência de relações de adentramento e retenção manifestadas através de várias configurações do verbo no enunciado. Com base nesses dados, foi possível delinearmos a identidade semântica para a marca verbal.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1731706 - JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
Externo à Instituição - MARCOS LUIZ CUMPRI - UNEMAT
Presidente - 423483 - MARIA AUXILIADORA FERREIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 17/03/2023 15:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 06/05/2024 07:59