Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA HELENA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA HELENA DE OLIVEIRA
DATA: 31/03/2023
LOCAL: PARECER TÉCNICO CAPÍTULO TEÓRICO
TÍTULO: Representações sociais sobre o ensino de português a partir das interações em eventos de letramento.
PALAVRAS-CHAVES: Representações sociais. Letramento. Atores. Interações. Eventos de letramento.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Discutir sobre as representações num espaço tão dinâmico e heterogêneo como a escola, nos permite refletir sobre o ensino de língua portuguesa nesse espaço. Esse ambiente é organizado para ensejar interações e trocas de conhecimentos que se estabelecem conforme seus atores, em diversos papeis, nos diferentes cenários, a princípio, de maneira natural, já que as pessoas vivem em grupos, a partir de então, surgem as intenções, os interesses e as necessidades de participar de determinados grupos, de encenar para determinadas platéias. Nesse sentido, apresentamos algumas questões que orientarão o processo investigativo, a saber: i) Qual a dinâmica dos professores na sala de aula, nas interações com os alunos em contextos de eventos de letramento? ii) Quais representações de escola são construídas pelos professores e alunos? iii) Quais representações sociais, quanto ao ensino de língua portuguesa, são construídas e mobilizadas pela tríade: professora de gramática, professora de literatura e professora de redação? iv) Quais representações de ensino de língua portuguesa são construídas e mobilizadas pelos alunos? v) As representações dos atores condizem com as suas falas nas entrevistas? Diante disso, o referido estudo propõe como objetivo geral: investigar a construção de representações dos professores e alunos do ensino médio sobre o ensino de língua portuguesa a partir das interações que se efetivam em eventos de letramento. Quanto aos objetivos específicos: observar a dinâmica de sala de aula, nas interações entre professores e alunos a partir de eventos de letramento; verificar quais representações de escola são construídas pelos professores e alunos; descrever as representações construídas pelas professoras e alunos acerca do ensino de língua portuguesa a partir das interações nos eventos de letramento; analisar as representações construídas pelos professores e alunos sobre o ensino de língua portuguesa; confrontar a postura dos professores e alunos com suas falas nas entrevistas. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa de abordagem etnográfica, que utilizará como instrumentos de coleta de dados a observação participante, além de entrevista aplicada ao atores pesquisados. Utilizaremos como pressupostos teórico-metodológicos na discussão sobre Letramentos, autores dentre os quais destacamos: Street (2014 [1984]), Kleiman (1995, 2005), Soares (2012; 2013), Lopes (2006), Tfouni (2010). No domínio das representações sociais, nos situamos nos pressupostos de Moscovici (2015), Jodelet (2001, 2009), e, ainda nas representações cotidianas ancoradas nos pressupostos da Sociologia, segundo Goffman (2011, 2014). A literatura aponta que os estudos sobre as Representações Sociais e Letramentos têm evoluído de forma significativa, especialmente nas áreas a Linguagem, Educação. Portanto, essa proposta de pesquisa poderá contribuir para a discussão e compreensão sobre o que significa representar nas práticas sociais cotidianas a partir de interações em eventos de letramento.

Presidente - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Interno - 1063909 - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - STELLA MARIS BORTONI FIGUEIREDO RICARDO - UnB
Notícia cadastrada em: 29/03/2023 14:33