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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINE MOURA TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINE MOURA TEIXEIRA
DATA: 05/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PARECER TÉCNICO CAPÍTULO TEÓRICO
TÍTULO: O ensino de Língua Portuguesa no Brasil (1998-2022): um estudo historiográfico de documentos oficiais e provas do Exame Nacional do Ensino Médio.
PALAVRAS-CHAVES: ensino de Língua Portuguesa; documentos oficiais; Linguística; Historiografia Linguística; Exame Nacional do Ensino Médio.
PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

À luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Historiografia Linguística (HL), a tese em desenvolvimento intenta construir, como objetivo geral, uma narrativa historiográfica sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, no período de 1998 a 2022, a partir da análise de documentos oficiais e provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) (BRASIL, 2000), as Orientações Educacionais Complementares aos PCNEM (conhecidas como PCN+) (BRASIL, 2002), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCNEM) (BRASIL, 2006), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) e as provas do Enem estão sendo as fontes primárias escolhidas para a construção dessa narrativa historiográfica, tendo, como parâmetro metodológico, os princípios da contextualização e da imanência (KOERNER, 1996), a categoria de análise influência (KOERNER, 2014) e o modelo de história continuidade e descontinuidade (KOERNER, 1989). Para o capítulo de fundamentação teórica da tese, objeto desta segunda etapa de qualificação do doutorado, os textos de Altman (1998, 2009, 2020, 2021), Auroux (2014), Batista (2013, 2019b, 2020a, 2020b), Castilho (2018), Koerner (1989, 1996, 2014), Leite (2019), Oliveira (2022), Soares (2012) e Swiggers (2010, 2013, 2018, 2019) foram basilares. A elaboração da narrativa ora proposta poderá nos levar a uma compreensão e explicação de eixos históricos e linguísticos que contribuíram para o estabelecimento das diretrizes oficiais para o ensino de Língua Portuguesa no Brasil e os reflexos dessas diretrizes no Exame que avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e requisito em processos seletivos para o ingresso no Ensino Superior.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1790769 - MARAISA LOPES
Presidente - 2499575 - MARCELO ALESSANDRO LIMEIRA DOS ANJOS
Externo à Instituição - Ronaldo de Oliveira Batista - UPM
Notícia cadastrada em: 05/06/2023 09:01
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