Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO ALMEIDA DE SOUSA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO ALMEIDA DE SOUSA NETO
DATA: 24/08/2023
LOCAL: QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA À LUZ DA TEORIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
PALAVRAS-CHAVES: Variação linguística. Ensino de língua. Livro Didático
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Sabemos, de certa forma, que a escola é direcionada para ensinar a norma-padrão, ou seja, a gramática normativa regida por regras. Dessa forma, tudo o que estiver fora dessa norma é considerado como erro e desprestigiado por ela. No entanto, desde 1960, com Willian Labov, pesquisas têm mostrado que a língua é variável e, portanto, sofre variações ao longo do tempo. Por isso, trazer esse conteúdo para a sala de aula é essencial, uma vez que, nesse o ambiente, há uma grande variedade de variação linguística se considerarmos que os alunos são de realidades diferentes. Logo, para que não haja preconceito em relação ao falar do outro, é preciso que o livro didático trate deste assunto de forma a orientar o aluno adequadamente quando se tratar da variação linguística. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado, pelo livro didático, sobre o tema Variação Linguística. Esperamos que este trabalho abra novas perspectivas e reflexões acerca da variação linguística no livro didático e suas implicações para o ensino de língua. Dessa forma, contribuindo com novas pesquisas na área da Sociolinguística.

Presidente - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Interno - 1063909 - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - YANA LISS SOARES GOMES - UFAL
Notícia cadastrada em: 21/08/2023 09:41