Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ CLEDINALDO DOS SANTOS GUERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CLEDINALDO DOS SANTOS GUERRA
DATA: 23/01/2024
LOCAL: QUALIFICAÇÃO DE TESE
TÍTULO: EMPODERAMENTO DE COMUNIDADES MARGINALIZADAS: Reflexões sobre a produção textual de futuras professoras e professores de língua espanhola no viés do letramento crítico
PALAVRAS-CHAVES: Empoderamento; comunidades marginalizadas; futuros professores; língua espanhola; letramento crítico.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta investigação qualitativa/interpretativista, “EMPODERAMENTO DE COMUNIDADES MARGINALIZADAS: Desenvolvendo competências linguísticas através da produção textual de futuras professoras e professores de língua espanhola no viés do letramento crítico”, desenvolvida com base nos princípios metodológicos da perspectiva transformativa e da pesquisa-ação, é decorrente de uma disciplina acadêmica curricular de Língua Espanhola III: Ortografia, com carga horaria de 60h, ministrada por este pesquisador na Universidade Estadual do Piauí (UESPI) no ano de 2022. Nesta abordagem, os estudantes têm a responsabilidade de elaborar/produzir textos referentes às entrevistas feitas com eles mesmo sobre as diversas profissões não convencionais que exercem. Foram matriculados quatorze alunos da graduação em Letras Espanhol dessa universidade pública, mas somente doze alunos participaram das aulas no período de abril de 2022 a julho de 2022 de forma totalmente presencial na sala 02 do setor 12 do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UESPI. O objetivo principal é refletir sobre o empoderamento de comunidades marginalizadas através dos diálogos e da produção textual dos futuros professores de língua espanhola. Diante deste objetivo, surgem três objetivos específicos: promover o desenvolvimento do pensamento crítico das futuras professoras e professores; proporcionar a reflexão sobre a formação de cidadãos críticos e ativos que buscam, a partir de discursos e ações intencionais e informadas, a transformação social e fomentar práticas educativas com abordagem crítica e reflexiva e, por consequência, viabilizar a formação de leitores/cidadãos críticos que tenham interesses sobre a defesa de classes oprimidas por nossa sociedade. Três questões norteiam este estudo: como podemos auxiliar no desenvolvimento do pensamento crítico de alunos de um curso de Letras Espanhol? Como os participantes constroem significados e desenvolvem habilidades linguísticas sobre as relações de poder relacionadas às formas de resistências? Como os estudantes se posicionam sobre preconceito, respeito as diferenças e empoderamento da classe de trabalhadores? e Quais foram as mudanças de pensamento e comportamento ocorridas com os participantes quando eles estavam participando do processo de aprendizagem em sala de aula? O embasamento teórico fica a cargo da teoria do letramento crítico (FREIRE, 1987, 1989, 2011, 2014, 2015, 2016a, 2016b, 2019; JANKS,2013,2016, 2018; DUBOC, 2016, MONTE MOR,2012; MORRELL, 2007; JORDÃO, 2016, 2017); decolonialidade (MALDONADO TORRES, 2007; SANTOS, 2007; QUIJANO, 2005, WALSH, 2017) letramento digital (DUDENEY; HOCLY; PEGRUM, 2016; BARTON; LEE, 2015, BUZATO, 2009) aprendizagem de língua adicional (PARAQUETT, 2009; PAIVA, 2014; RAJAGOPALAN,2019; CANAGARAJAH, 2011) e leitura e escrita (KALANTZIS; COPE; ZAPATA, 2019, FERRAREZI JR; CARVALHO, 2015). Estes aportes teóricos embasam esta pesquisa para um novo olhar na educação de língua adicional no viés do letramento crítico. Espera-se, deste modo, que os participantes possam construir reais significados e poderão desenvolver ações críticas e analíticas dentro de um processo de interação na aprendizagem da língua espanhola, pois poderão considerar determinados fatos globais e analisar criticamente os fatos locais.

Presidente - 1631589 - BEATRIZ GAMA RODRIGUES
Externo à Instituição - KLEBER APARECIDO DA SILVA - UnB
Interno - 1790769 - MARAISA LOPES
Notícia cadastrada em: 21/12/2023 10:00