Banca de DEFESA: FRANCISCO PAIVA DIAS

DISCENTE: FRANCISCO PAIVA DIAS
DATA: 20/02/2024
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: A LEITURA LITERÁRIA DOS CONTOS A CARTOMANTE E MISSA DO GALO, DE MACHADO DE ASSIS: ANÁLISE DO LEITOR REAL E DO LEITOR IMPLÍCITO
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária. Teoria do efeito estético. Leitor real. Leitor implícito. Contos A Cartomante e Missa do Galo.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A leitura das narrativas machadianas proporciona ao leitor adentrar em um universo de vozes subjetivas para a (res)significação de sujeitos, vidas, comportamentos (ambíguos, misteriosos), ironias e problemas da sociedade, em que o leitor pode se enganar pelas sutilezas da esfera ficcional em diálogo com a realidade. A escolha do tema e a realização desta pesquisa se justificam pelo fato de a leitura literária sempre ter inquietado este pesquisador como profissional de Letras dedicado à área da Literatura e como docente do Ensino Médio de escola pública, gerando a preocupação de saber questões de como se dá a interação entre texto e leitor, qual o efeito estético do texto literário sobre o leitor e qual o papel do leitor na construção e interpretação do texto literário. O objetivo desta pesquisa é investigar o papel do leitor real e do leitor implícito na construção da leitura literária dos contos A Cartomante e Missa do Galo, de Machado de Assis. Este trabalho enquadra-se no âmbito da Literatura e fundamenta-se na teoria do efeito estético (Iser, 1996; 1999), incluindo estudos sobre leitura literária (Assis, 2016; Iser, 1996; Oliveira, 2015; Rocke,2016) e tipos de leitor na leitura literária (Iser, 1996; Santos, 2009), entre outros. Em termos de metodologia, a pesquisa é qualitativa em relação à abordagem, descritiva no que diz respeito ao objetivo e documental quanto aos procedimentos. Utiliza-se o método ((auto)interpretativo e emprega-se a técnica de mapeamento da experiência estética. Como instrumento de pesquisa, usa-se o mapa de experiência estética para anotar os dados relativos ao leitor real e ao leitor implícito das narrativas selecionadas. O corpus da pesquisa consta de 2 (dois) contos: A Cartomante e Missa do Galo, de Machado de Assis, ambos disponíveis no Portal Domínio Público, que é uma biblioteca digital desenvolvida em software livre, disponível no site: www.dominiopublico.gov.br, para leitura literária e análise do leitor real e do leitor implícito. Os resultados da pesquisa evidenciam que o leitor implícito e o leitor real cumprem o seu papel, respectivamente, de preenchimento dos espaços vazios e de atribuição de sentidos e interpretação na leitura literária das duas narrativas analisadas para desvender o mistério e o ocultismo no conto A Cartomante e explicar os disfarces na relação entre o profano e o sagrado no conto Missa do Galo. Conclui-se que na leitura litrária dos contos A Cartomante e Missa do Galo, o leitor real precisa entrar em implicitude, ao aceitar o leitor implícito delineado pelo autor na estrutura textual, para realizar a experiência estética, interpretar e sentir os efeitos das narrativas, juntamente com suas vivências e os próprios conhecimentos.

Presidente - 008.591.443-64 - EMANOEL CESAR PIRES DE ASSIS - UEMA
Interno - 836.463.293-00 - HERASMO BRAGA DE OLIVEIRA BRITO - UESPI
Externo à Instituição - SOLANGE SANTANA GUIMARÃES MORAIS - UEMA
Notícia cadastrada em: 16/02/2024 14:58