Banca de DEFESA: TRISTAN NATHANAEL VERAS PEDROSA

DISCENTE: TRISTAN NATHANAEL VERAS PEDROSA
DATA: 26/04/2024
LOCAL: DEFESA DE DISSERTAÇÃO
TÍTULO: Estratégias retóricas em projetos de pesquisa de docentes das áreas de enfermagem, geografia e física
PALAVRAS-CHAVES: projeto de pesquisa; enfermagem; geografia; física.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta dissertação tem como objetivo investigar as regularidades presentes nos projetos de pesquisa de professores efetivos nos cursos de enfermagem, geografia e física da Universidade Federal do Piauí (UFPI), utilizando uma abordagem sociorretórica de gêneros. Para isso analisamos os recursos textuais, os padrões estruturais, como os passos retóricos, para entender como os projetos são construídos em cada área. Além disso, comparamos as informações coletadas nos projetos de cada área para destacar as principais semelhanças e diferenças no modo como os pesquisadores experientes elaboram seus projetos. Nossa pesquisa teve como base teórica: a abordagem do Inglês para Fins Específicos (Swales, 1990) e os Estudos Retóricos de Gênero (Bazerman, 2009; Miller, 2009); os conceitos de propósito comunicativo e comunidade discursiva, (Swales, 1990; Askehave e Swales, 2009); os manuais de escrita acadêmica que abordam projetos de pesquisa (Motta-Roth e Hendges, 2010; Barros, 2005; Deslandes, 2002), o modelo linguístico de análise de gêneros (Askehave; Swales, 2009, Paré; Smart, 1994). Ademais, apoiamo-nos teoricamente em pesquisas prévias que investigaram a organização retórica de projetos de pesquisa. A metodologia adota uma abordagem Sociorretórica de gêneros, baseada em modelos de análise de gêneros existentes e na noção de comunidades discursivas. O corpus é composto por 15 projetos (5 de cada área) submetidos por professores efetivos da UFPI no SIPAC entre 2021 e 2022. A análise da organização retórica dos projetos revelou a presença de 14 passos retóricos mais recorrentes. Nesse sentido, vale observar que dois passos apareceram em todos os projetos: Apresentando os objetivos da pesquisa e Reivindicando a relevância da pesquisa. A presença deste demonstra a natureza persuasiva do projeto de pesquisa, uma vez que os autores buscam convencer a banca avaliadora da importância de seu trabalho. No entanto, também foram identificadas variações na recorrência de alguns passos, refletindo diferenças temáticas e metodológicas entre as áreas.

Presidente - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO
Interno - 1308749 - JOAO BENVINDO DE MOURA
Externo à Instituição - LUÍS HENRIQUE SERRA - UFMA
Notícia cadastrada em: 22/03/2024 10:00