Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CINTIA LUCAS FREITAS DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CINTIA LUCAS FREITAS DE LIMA
DATA: 08/08/2016
HORA: 10:00
LOCAL: SALA 458 DCS- CCE UFPI
TÍTULO:
Jornalismo e a construção dos discursos sobre interesse público nos jornais de Teresina


PALAVRAS-CHAVES:

Jornalismo; Interesse público; Discursos; Jornalismo impresso


PÁGINAS: 66
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:
O Código de Ética da Associação Nacional de Jornais (ANJ) indica: “Apurar e publicar a verdade dos fatos de interesse público, não admitindo que sobre eles prevaleça quaisquer interesses”. No Piauí, os grandes jornais colocam-se como defensores do interesse público e cada vez mais as matérias jornalísticas estão travestidas desta noção com o objetivo principal de alcançar uma grande parcela da sociedade.

Baseada nesta e em outras normas éticas do exercício do jornalismo que esta pesquisa visa  analisar a noção de interesse público nas matérias dos cadernos Cidade dos três jornais diários de Teresina: O Dia, Meio Norte e Diário do Povo do Piauípublicadas de janeiro a dezembro de 2015.

Para identificar esta noção, parte-se da hipótese de que os jornais constroem, através de discursos, uma noção de interesse público e que esta produz sentidos. A metodologia a ser usada é a análise de discursos comparada sob a luz de Milton José Pinto quando diz que o analista de discursos é um detetive sociocultural e a análise dos textos deve partir do contexto em que eles estão inseridos.

Como forma de identificar o cerne do conceito de interesse público, a pesquisa baseou-se nos estudos de Habermas sobre a esfera pública que trouxe grandes contribuições em torno das relações entre sociedade civil, as origens e as perspectivas da democracia e o impacto dos meios de comunicação de massa sobre a formação da vontade nas sociedades democráticas.

A partir destes estudos, a pesquisa visa a traçar um comparativo com os conceitos construídos nos jornais e identificar quais as estratégias discursivas usadas por ele para aproximação dos seus leitores.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1354316 - ANA REGINA BARROS REGO LEAL
Interno - 1167672 - JACQUELINE LIMA DOURADO
Presidente - 1167703 - PAULO FERNANDO DE CARVALHO LOPES
Notícia cadastrada em: 20/07/2016 16:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 14:25