Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WESLLEY DA SILVA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WESLLEY DA SILVA SOUSA
DATA: 02/09/2016
HORA: 16:00
LOCAL: Sala 459
TÍTULO:

A construção de identidades culturais piauienses em discursos jornalísticos da imprensa escrita do Piauí sobre a peça de teatro “Auto do Lampião no Além”


PALAVRAS-CHAVES:

Construções Identitárias. Discursos Jornalísticos. Identidades Culturais.


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

Este trabalho objetiva compreender a construção de identidades culturais piauienses a partir de discursos produzidos e veiculados em jornais sobre a peça de teatro “Auto do Lampião no Além”, de José Gomes Campos. Para tanto analisaremos um corpus que circulou em forma de críticas, entrevistas e reportagens em jornais de Teresina nos anos de 1975, 1982, 1996 e 1997 do século XX elaborados por artistas, jornalistas e leitores de jornais sobre a peça de teatro mencionada para, com isso, compreendermos o processo de construção de identidades culturais piauienses. Utilizaremos as noções conceituais de Identidades Culturais e Manifestações Artísticas de Clóvis da Rolt que diz que existe, sobretudo, na segunda metade do século XX profundas conexões entre identidades e manifestações culturais; Mídia e Identidades Culturais de Janete de Páscoa Rodrigues, que afirma serem as mídias interessantes mediadores de referentes identitários; Identidades Culturais de Stuart Hall, pensa nas múltiplas formas de construção identitária, passando de uma identidade fixa para móvel ao longo do tempo. A análise dos textos será organizada com referência as datas mais importantes de apresentação da peça. Os jornais analisados são: Jornal “O Estado”, Jornal “O Dia” e Jornal “Meio Norte”. Nosso método de analise será a Análise de Discursos (AD) tendo como aporte metodológico Milton José Pinto. No momento atual da pesquisa fizemos o esboço dos capítulos sobre a contextualização do objeto de estudo, os caminhos teóricos e metodológicos da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167865 - GUSTAVO FORTES SAID
Presidente - 1751868 - MONALISA PONTES XAVIER
Interno - 2575484 - NILSANGELA CARDOSO LIMA
Notícia cadastrada em: 01/08/2016 19:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 01/12/2020 05:23