Banca de QUALIFICAÇÃO: HOSANA TENÓRIO DOS ANJOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HOSANA TENÓRIO DOS ANJOS
DATA: 21/08/2018
LOCAL: Sala 459/CCE
TÍTULO: “Coluna televisão” e a prática discursiva de Simplício de Sousa Mendes no jornal Folha da Manhã (1958-1964)
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo. Prática discursiva. Política. Coluna “Televisão”.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

O presente trabalho se propõe a analisar os discursos publicados na coluna “Televisão”, assinada por Simplício de Sousa Mendes no Folha da Manhã, no período de 1958 a 1964, a fim de compreender a prática discursiva que regularizou a produção de matérias jornalísticas opinativas sobre os aspectos políticos partidários do Estado do Piauí. Por meio da pesquisa empírica e da metodologia e teoria da Análise de Discurso e do jornalismo, analisa-se os discursos publicados na coluna “Televisão” num período em que a imprensa piauiense e brasileira passava por uma série de modificações em suas estruturas de produção e circulação de informação que atingiram a prática de produção da linguagem nos principais jornais da época. No entanto, essas transformações não foram suficientes para romper com os laços políticos e partidários historicamente firmados, a maioria dos jornais ainda deixava nitidamente registrada as marcas da ligação existente entre os donos desses periódicos e os partidos políticos, o que afetava diretamente na produção discursiva.

Interno - 1354316 - ANA REGINA BARROS REGO LEAL
Externo ao Programa - 2641905 - MARYLU ALVES DE OLIVEIRA
Presidente - 2575484 - NILSANGELA CARDOSO LIMA
Notícia cadastrada em: 18/08/2018 12:06