Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA DE CASSIA CAMPOS REIS BEZERRA FILGUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA DE CASSIA CAMPOS REIS BEZERRA FILGUEIRA
DATA: 12/08/2019
HORA: 10:00
LOCAL: 459 - Sala do CCE
TÍTULO: DISPUTAS DE SENTIDO EM TORNO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) A PARTIR DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA DO VÍDEO DO YOUTUBE, "SEMENTINHA DO MAL PROTEGIDA POLO ECA”
PALAVRAS-CHAVES: Discurso. Sentido. Autocomuniação de massa. ECA.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

A presente pesquisa propõe-se analisar as Disputas de sentido em torno do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a partir da Análise de Discurso Crítica do vídeo do Youtube, "Sementinha do Mal protegida pelo ECA”. É um estudo transdisciplinar entre a Linguística, a Comunicações e o Direito. No que tange a metodologia utiliza a abordagem qualitativa e caracteriza caracteriza-se ainda por ser uma pesquisa empírica com Estudo de Caso, utilizando a categoria analítica a ser utilizada será a de Avaliação identificando quais os valores que o sujeito se compromete e quais os valores serão realizados serão como afirmações avaliativas com processos mentais afetivos e valores presumidos. Teoricamente está ancorada em Castells (2017), Magalhães (2003), Magalhães (2017), Ramalho e Resende (2011), Fairclough (2016), Oliveira (2013), entre outros cujos trabalhos abordam temáticas pertinentes a esta pesquisa. Serão como aporte as legislações brasileiras relacionadas ao tema, a exemplo da Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Espera-se que o presente estudo venha contribuir com um olhar sobre a comunicação na era digital, tema em voga na atualidade. As contribuições científicas e sociais estão na apresentação de um estudo organizado e sistematizado que ofereça subsídios para a compreensão do assunto abordado servindo de estímulo e fonte para realização de futuros trabalhos que auxiliem na maturidade no Estudo da Comunicação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423514 - FRANCISCO LAERTE JUVENCIO MAGALHAES
Externo à Instituição - FÁBIO SOARES DA COSTA - IESM
Interno - 1587234 - LIVIA FERNANDA NERY DA SILVA
Notícia cadastrada em: 01/08/2019 13:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 03:12