O comunicacional entre Economia Política e Mercado de Moda: um olhar sobre Teresina.
Comunicação. Economia Política. Jornalismo. Mercado. Moda.
O estudo aqui proposto apresenta pressupostos teóricos que inicialmente passam pela constituição do campo da Comunicação aonde se utiliza Braga (2011), Martino (2006), Maigret (2013), Mcquail (2013). Em seguida se emprega o aporte teórico da Economia Política da Comunicação com Teixeira (2000), Adorno e Horkheimer (1985), Marx (1977), Mosco (2009), Mattelart (2008), Bolaño (2013), dentre outros. E por fim, fundamentos teóricos do campo da Moda Lipovetsky (1989), Baldini (2006), Svendsen (2010). Toda essa base é utilizada com o objetivo fulcral de buscar o comunicacional na relação entre Economia Política e Mercado de Moda. Entendendo que esta interfere nas esferas política, social, econômica e cultural, trabalha-se com algumas hipóteses, dentre elas a de que a reconfiguração capitalista e suas consequências ampliando as ações comunicacionais e seus produtos acabam por fazer do assunto moda algo relevante para a sociedade. Por meio da produção de matérias sobre moda nas mais diferentes mídias percebe-se que o mercado de moda é utilizado pelas indústrias culturais de diferentes maneiras e com resultados distintos de acordo com o poder de cada indústria cultural. O corpus desta pesquisa compreende dois jornais, dois blogues e dois programas de televisão da cidade de Teresina.