A região costeira é bastante dinâmica, sendo de grande importância para os setores econômico, ecológico e social, se apresentando frequentemente, como alvo de diversas políticas de governo e estudos acadêmicos, com vista a encontrar a melhor forma de gerir esse ambiente. Uma das atividades econômicas, que contribui para essa dinâmica, é a turística, que costuma ser intensa nessas áreas, esta vem se revelando capaz de inserir e reviver economias de municípios deprimidas, influenciando também a questão ambiental, tornando importante a pesquisas nessa região.
Por serem ambientes atrativos do ponto de vista geológico, geomorfológico, biológico, a ocupação de regiões costeiras ocorre de forma constante, desde o início da humanidade. A diversidade da paisagem natural, representadas pelas praias, dunas, restingas e manguezais, explicam essa demanda e essa grande ocupação, sendo estas áreas constantemente transformadas para uso antrópico e consequentemente apresentam vários problemas quanto as suas formas de uso e cobertura da terra (MUEHE, 1998).
O turismo em especial desempenha um importante papel na economia mundial, obtendo bons resultados no mercado internacional de bens e serviços, mostrando-se assim como alternativa de desenvolvimento socioeconômico, no entanto, a participação do Brasil no turismo internacional é pequena. Como principais destinos turísticos no Brasil, está o Nordeste, especialmente na sua porção litorânea, onde ainda existem espaços com grandes potencialidades de ampliação para participar desse contexto turístico nacional e internacional.
O Piauí é um dos estados que mais sofre intervenções no sentido de maximizar o seu potencial turístico, os quatro municípios que ocupam seu litoral aparecem como exemplo de locais de valorização por parte do estado, turistas, agentes econômicos, assim como a população local.
Nesse contexto, a pesquisa trabalha com o seguinte objetivo geral: Avaliar o contexto geoespacial do município de Cajueiro da Praia-PI, a partir da análise geoambiental da área de estudo com a finalidade de diagnosticar e detectar as potencialidades e limitações relativas a atividade turística.
Como objetivos específicos buscou-se caracterizar o meio físico do município (geologia, clima, relevo, solos, vegetação, hidrografia), analisar a expansão do setor de serviços ligados ao turismo em Cajueiro da Praia; verificar a dinâmica do uso e cobertura da terra, diagnosticar a partir da análise geoambiental da paisagem, os potenciais turísticos para o desenvolvimento futuro na região.