Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO NUNES PIMENTEL NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO NUNES PIMENTEL NETO
DATA: 28/09/2012
LOCAL: Sala de Vídeo II
TÍTULO:

A representação social de geografia articulada pelas professoras e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Teresina - PI

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino. Alfabetização. Geografia. Representação social. Formação de profesores. Anos Iniciais.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana

Este é um esboço de nosso futuro e definitivo relatório de pesquisa que já está em processo de materialização em forma de dissertação. A pesquisa que estamos empreendendo traz como tema a representação social de geografia articulada pelas professoras e professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas escolas publicas de Teresina. Tomamos como fundamento para análise a teoria das representações sociais inaugurada por Serge Moscovici, porém dando ênfase a uma de suas teorias complementares, a teoria do núcleo central, formulada por Jean-Claude Abric. Metodologicamente utilizamos dois questionários para a coleta de dados - um cultural e socioeconômico e outro usando a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP). Os dados estão sendo analisados á luz das teorias citadas e espera-se como resultado final respondermos aos seguintes questionamentos: que representação social de geografia é articulada pelos professores e professoras dos anos iniciais do ensino fundamental? Sob que condições essa representação é construída? Qual o seu conteúdo e sua estrutura? Como esta representação estaria influenciando a prática dessas professoras e professores?

Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Presidente - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Externo ao Programa - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Notícia cadastrada em: 21/09/2012 18:21