Banca de DEFESA: ANA BEATRIZ RIBEIRO DOS SANTOS

DISCENTE: ANA BEATRIZ RIBEIRO DOS SANTOS
DATA: 18/12/2018
LOCAL: CCHL - Sala de Vídeo I
TÍTULO: Ensino de Geografia nas escolas de tempo integral no Ensino Médio em Teresina/Piauí: de que realidade estamos falando?
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia. Escola de Tempo Integral. Interdisciplinaridade. Ensino Médio.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

O ensino de Geografia faz parte do currículo de ensino fundamental e médio e, tem como finalidade, desenvolver a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar, criticamente, a realidade tendo em vista a sua dinâmica transformação. A Escola de Tempo Integral contribui para a organização do currículo e ligação dos conhecimentos a partir de abordagens interdisciplinares, e propõe a articulação curricular como meio de contemplar o conhecimento de forma ampla. O estudo apresenta como objetivo geral principal analisar o ensino de Geografia em escolas de Tempo Integral na cidade de Teresina, Piauí considerando as concepções dos professores das escolas escolhidas para a pesquisa. E os objetivos específicos são: a) identificar as Práticas de ensino em escolas de Ensino em Tempo Integral com foco no ensino de Geografia; b) discutir a concepção dos sujeitos envolvidos (professores), no sentido de compreender como o ensino de Geografia é abordado na escola de tempo integral; c) sugerir metodologias que despertem a aplicação de práticas interdisciplinares nas escolas de tempo integral com vista ao ensino de Geografia. Os pressupostos teóricos fundamentam-se em: Cavalcanti (2003), Callai (2006), Vesentini (2004), Castrogiovani (2007), Esnquinsani (2016), Gadotti (2009), Gonçalves (2006), Libâneo (2014), Moll (2012) Cavaliere (2002), entre outros. A pesquisa empírica foi realizada tendo como referência uma escola por Gerência Regional de Educação (GRE) totalizando 4 escolas. As escolas foram sigiladas utilizando-se de letras do alfabeto: 4º GRE Centro-norte (Escola A), 19º GRE Sul (Escola B), 20º GRE Nordeste (Escola C) e 21º GRE Sudeste (Escola D). Foram feitas entrevistas com os professores das escolas da pesquisa. Na perspectiva de melhor organizar o raciocínio diante da interpretação dos resultados, optou-se pelo uso de quadros com a fala dos entrevistados e figuras (Nuvens de Palavras). O site usado para a criação das figuras foi o (wordclouds.com) que permite criar nuvem de palavras, utilizando diversas formas e imagens para enriquecer discussão das informações obtidas através das entrevistas. Identificamos através das entrevistas que permanecer mais tempo na escola não e a solução para melhorar a qualidade na educação, só o aumento de tempo na escola não basta, pois toda educação independente de ser em escola de tempo integral ou não deveria possibilitar uma educação integral que beneficiasse os alunos da educação básica. Acreditamos que o ensino de Geografia pode ser aperfeiçoado nas escolas de tempo integral contribuindo para uma melhor formação dos alunos A contribuição do estudo é inegável, pois, precisamos conhecer melhor o ensino de Geografia na escola de tempo integral, tendência na educação básica do Brasil.  Pode ainda possibilitar explorar outros conteúdos e metodologias de ensino, como conteúdos procedimentais e atitudinais, e as metodologias de trabalho em grupo e de projetos.

Presidente - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Interno - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Externo à Instituição - CRISTINA MARIA COSTA LEITE - UnB