A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS DA ZONA SUDESTE DE TERESINA- PI
Universidades. Formação docente. Geografia escolar. Relação teoria e prática.
A ampla literatura que versa sobre a formação docente tem apontado várias deficiências no curso de licenciatura em Geografia, como a indissociabilidade entre ensino e pesquisa, o distanciamento entre Universidades e escolas, além de fragilidades no currículo dessa licenciatura. Assim sendo, o objetivo principal dessa pesquisa é compreender a formação inicial dos professores de Geografia que atuam em escolas públicas estaduais no município de Teresina (PI) verificando as deficiências existentes nesse processo de formação. Fundamentado em reflexões de autores como Cavalcanti (2012; 2010; 2008; 2002), Callai (2012), Kaercher (2003), Pontuschka (2012), Perrenoud (2002), Pimentel (2009), Libâneo (2009), dentre outros, a hipótese levantada destaca que a formação inicial do professor de Geografia em Teresina (PI) apresenta deficiências o qual irá se refletir no ensino dessa disciplina ou na sala de aula que esse professor irá comandar. Dessa forma, a abordagem metodológica envolve um questionário e uma entrevista, que possibilita traçar o perfil profissional dos sujeitos entrevistados (totalizando 13 professores) e as impressões desses atores acerca do tema em questão. Além disso, a presente pesquisa busca apoio na teoria das representações sociais preconizada por Serge Moscovici (1961). Esse trabalho se constitui um estudo de caso e, será desenvolvido junto aos professores de Geografia de 5 (cinco) escolas públicas estaduais, localizada na zona sudeste de Teresina (PI). Não sendo possível encontrar os resultados no momento, aplicamos um teste preliminar com 5 (cinco) professores de Geografia a fim de constatar a eficácia do instrumental da pesquisa, que se mostrou bastante eficaz para compreender a temática abordada, embora possa sofrer alguns ajustes. Através do teste preliminar constatamos várias deficiências na formação inicial dos professores investigados, especificamente problemas de ordem infra-estrutural e teórico. O primeiro relacionado à cartografia e o segundo a deficiência na formação do corpo docente universitário. Compreendemos que tais deficiências acabam influenciando no ensino de Geografia e comprometendo a formação inicial docente. Além desse fato, constatamos que a prática do ensino de Geografia continua quase inalterada, permanecendo a força da tradição baseado no uso excessivo do livro didático, com poucos elementos de renovação