A disciplina Geografia possui como característica ser um componente curricular que propõe apresentar aos estudantes da educação básica a dinamicidade do mundo contemporâneo. Para isso, é importante refletir e entender a prática docente como um viés para sustentação e fomentação do processo de aprendizagem na sala de aula. Muitas teorias educacionais tem possibilitado uma discussão no campo educacional sobre estes processos. Dentre elas, está presente a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel que busca discutir a aprendizagem no âmbito da sala de aula. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a prática docente do professor de Geografia no ensino fundamental II da rede pública, no município de Barras-PI, no contexto da aprendizagem significativa de Ausubel. Para delinear esta discussão foram definidos os seguintes objetivos específicos: caracterizar a prática docente do professor de Geografia do ensino fundamental II no município de Barras-PI; identificar a presença de aprendizagem significativa na prática docente do professor de Geografia em Barras-PI e, elaborar e aplicar uma sequência didática que possa promover a aprendizagem significativa em Geografia. Para tanto, buscou-se construir o referencial teórico a partir de três segmento de análise: ensino de Geografia, prática docente e TAS. Para o primeiro segmento utilizamos Kaercher (1999), Filizola (2009), Castellar e Vilhena (2014), Castrogiovanni (2017), Alencar e Silva (2018), Callai (2014; 2017), entre outros e, os documentos curriculares Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN´s (1998) e Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017). No segundo, a discussão norteou-se pelas ideias de Gimeno Sacristán (1999), Nóvoa (1999;2007), Zabala (1998), Kaercher (2004), Libâneo (2013), Tardif (2012), Tardif e Lessard (2012), Caldeira e Zaidan (2017), entre outros. Para a TAS, fundamentamos com Novak (1981), Ausubel; Novak e Hanesian (1980), Martín e Solé (2014), Moreira (2011; 2018), Morais (2017), bem como outros que já discutiram a teoria no ensino da Geografia. A pesquisa é de cunho qualitativa do contexto educacional com dados empíricos. Nesta abordagem, utilizou-se as definições metodológicas de Vianna (2007), Prodanov e Freitas (2013) e de Menezes e Kaercher (2017). Para análise dos dados empíricos que serão coletados por meio da aplicação de questionário e prática de observação com anotações no diário de campo, utilizaremos a Análise Categorial de Conteúdo de Bardin (1977). Ressalta-se que neste texto apresentamos o tratamento dos dados obtidos através dos questionários os quais foram aplicados com o auxilio do Google Forms. Assim, este tratamento nos possibilitou uma possível compreensão panorâmica geral em dois âmbitos de análise: o primeiro diz respeito ao perfil docente quanto à atuação e formação acadêmica, o segundo quanto à caracterização da prática docente, em termos de metodologias de ensino, no contexto da sala de aula.