Banca de QUALIFICAÇÃO: VICENTE DE PAULA CASTRO NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICENTE DE PAULA CASTRO NETO
DATA: 30/07/2020
LOCAL: Sala virtual no google meet
TÍTULO: O USO DE IMAGENS PARA ENSINAR CONCEITOS DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE MONSENHOR GIL – PI: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia. Aprendizagem Significativa. Recursos didáticos. Piauí
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia

As recentes transformações da nossa sociedade afetam o ambiente escolar. Considerando a produção constante de produtos culturais na sociedade é possível propor que tais produções sejam também apropriadas pela escola. Desse modo, a utilização de uma maior gama de recursos didáticos se torna uma necessidade para o professor que busca uma aprendizagem significativa. Na perspectiva da teoria de David Ausubel, este tipo de aprendizagem ocorre a partir da transformação de conhecimentos prévios presentes na estrutura cognitiva de um sujeito. Nesta perspectiva, se tratando especificamente da Geografia escolar que traz o espaço geográfico e uma infinidade de fenômenos que nele ocorrem como temas a serem estudos, inserir as discussões desta ciência em sala de aula se torna um desafio ampliado devido às especificidades da disciplina como o trabalho com diferentes escalas da realidade e a abrangência dos conteúdos. Assim, ganha importância no âmbito educacional a busca por recursos relacionados a efetividade da aprendizagem. Partindo desta perspectiva, a hipótese da pesquisa é a de que o uso de imagens como recurso didático produz um estímulo visual que potencializa o olhar dos educandos para o aprendizado significativo, auxiliando na desconstrução da crença de que os conteúdos da Geografia na Educação Básica devem ser aprendidos apenas mnemonicamente. Com isso, o objetivo geral da presente pesquisa é: analisar o uso de imagens como recurso didático não convencional na aprendizagem significativa de conteúdos da disciplina Geografia, ministrados no 1º ano do Ensino Médio, em escolas da rede estadual no município de Monsenhor Gil-PI. Os objetivos específicos que definidos para pesquisa são: selecionar um conteúdo do currículo, adotado pela escola, para ser abordado através do uso de imagens associada a conceitos; elaborar e aplicar uma sequência didática com base nas tarefas fundamentais do professor para uma aprendizagem significativa (Moreira, 1999) em uma turma de 1º ano do ensino médio e, verificar o nível de eficiência de recursos didáticos imagéticos no aprendizado dos estudantes do ensino médio. A fundamentação teórica que embasa a pesquisa foi feita levando em conta Moreira (1999; 2010; 2011) e Novak (1981), no que se relaciona a teoria da aprendizagem significativa, Cavalcante (2002), Castellar (2011), Pontuska (2000) no que diz respeito a ensino de Geografia, e a classificação de recursos didáticos de Silva (2011) entre outras leituras que amparam a construção do texto.

Presidente - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Interno - 1671765 - ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO
Externo ao Programa - 1806069 - JERINO QUEIROZ FERREIRA
Externo ao Programa - 1715347 - WIRLA RISANY LIMA CARVALHO