Esta pesquisa discute a importância da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) para estimular o desenvolvimento do pensamento espacial e o raciocínio geográfico dos estudantes que participam desse certame. Nesse aspecto, parte do seguinte questionamento: Em que medida a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica contribui para o desenvolvimento do pensamento espacial e do raciocínio geográfico? Tendo como objetivo geral: analisar em que medida as atividades/questões das provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica estimulam o pensamento e o raciocínio geográfico. Como objetivo específico procurou: a) conhecer as questões das provas da OBA que fomentam o pensamento espacial no período de 2013-2020; b) avaliar a incidência de conceitos, representações espaciais e processos do raciocínio nas questões das provas do nível III da OBA; c) discorrer o histórico do olimpismo no Brasil e em Teresina; d) identificar o perfil dos estudantes do Programa Cidade Olímpica Educacional que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em 2020, enfatizando visão dos mesmos sobre as Olimpíadas do Conhecimento Científico. Dividimos nosso estudo em três momentos principais: primeiro realizamos uma pesquisa bibliográfica seguida da pesquisa documental e da pesquisa de campo. Em nossa revisão teórica constam as contribuições de Golledge (2002; 1992), Lavouras (1998), Vigotski (2000; 2008), Simielli (2007), Martins (2007), Cavalcante (2012), Bragança (2013), Castellar e Vilhena (2014), Gersmehl (2014), Duarte (2017), Juliasz (2017), Risette (2017), Teresina (2019), Castellar e De Paula (2020), Ruy Moreira (2020), dentre outros. Na pesquisa documental analisamos as provas da OBA entre os anos de 2013 a 2020. Para tanto aplicamos a taxonomia de Jo e Berdnars (2009), adaptada e aplicada por Duarte (2016). Na pesquisa de campo foi aplicado, através do Googleforms, um questionário junto aos estudantes que participaram da OBA em 2020 e do Programa Cidade Olímpica Educacional, uma iniciativa da rede pública municipal de Teresina. Ao término da pesquisa, foi possível compreender que existem questões/exercícios da prova da OBA que fomentam o pensamento espacial, ao mesmo tempo que estimulam estudantes a construir ativamente seu próprio conhecimento e desenvolvimento em vários aspectos, como os cognitivos e sociais.