Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ LUCAS COSTA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ LUCAS COSTA RIBEIRO
DATA: 16/07/2021
LOCAL: Sala Virtual Google Meet
TÍTULO: Produção do Espaço Urbano e da Habitação na Cidade de Altos, Piauí: Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e Dinâmicas Recentes
PALAVRAS-CHAVES: Espaço Urbano. Urbanização. Política Habitacional. PMCMV.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

O espaço urbano capitalista enseja pensa-lo enquanto produto histórico e social, ou seja, como resultado de vários processos e dinâmicas da realidade social em constante mudança. As articulações por meio das políticas públicas, historicamente, favoreceu a ocorrência de novas realidades e acelerações nas relações da produção do urbano no Brasil, a exemplo do Banco Nacional de Habitação - BNH. A maior política pública habitacional nos últimos anos, o PMCMV, atuou em diferentes contextos pelo país, suscitando vários debates e discussões no âmbito de diferentes ciências. A presente pesquisa propõe trazer uma discussão sobre o PMCMV em um contexto de uma cidade pequena da RIDE Grande Teresina, tendo como questão norteadora: como espaço urbano de Altos foi produzido e reproduzido nos últimos anos (2009-2021), principalmente, a partir da influência do PMCMV, bem como a questão da habitação e das dinâmicas recentes? A relevância sobressai-se por abordar uma realidade, cidade pequena, ainda pouco pesquisada, tendo em vista a temática sobre políticas habitacionais e o PMCMV, além de contribuir para a produção de conhecimento sobre as novas realidades das cidades piauienses, e de favorecer a avaliação e dimensionamentos das políticas públicas implementadas. De forma geral, objetiva-se analisar a produção do espaço urbano da cidade de Altos-PI, a partir da habitação, tendo em vista a atuação do PMCMV, bem como as articulações e dinâmicas socioespaciais no período de 2009 a 2021. O percurso metodológico embasa-se em documentação direta e indireta, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e observação, com foco especial na coleta e sistematização de dados fornecidos por órgãos públicos como: Agência Habitacional do Piauí – ADH-PI, Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, Biblioteca Municipal de Altos - BMA, Câmara Municipal de Altos – CMA e Secretaria Municipal de Finanças de Altos –SMF. A discussão mais teórico teve como base alguns autores como: Carlos (2018), Corrêa (1989), Rolnik (2019), Rufino (2015), Bonduki (2017), Villaça (1989), Maricato (2015), Amore (2015), Santos (2018). A discussão aponta para a concentração do PMCMV na RIDE Grande Teresina, tendo em vista o estado do Piauí, com destaque para Teresina, Timon, José de Freitas e Altos. Na cidade de Altos, o mercado imobiliário teve elevado aquecimento, tendo no PMCMV papel importante, assim como outras dinâmicas e processos na produção do espaço urbano da cidade.

Presidente - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Interno - 2098982 - GIOVANA MIRA DE ESPINDOLA
Externo à Instituição - SILVANA DE SOUSA SILVA - IFPA
Notícia cadastrada em: 25/06/2021 11:00