Banca de QUALIFICAÇÃO: MIGUEL DA SILVA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIGUEL DA SILVA NETO
DATA: 11/05/2022
LOCAL: Acesso remoto
TÍTULO: Projeto Nós Propomos!: educação geográfica para a cidadania no contexto do Piauí/Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Brasil. Cidadania. Educação Geográfica. Nós Propomos!; Piauí.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

A cidadania se constitui como tema transversal que perpassa as Ciências Jurídicas, Sociais e Humanas, dentre outras, como a Geografia, no sentido de compreender o espaço geográfico e suas transformações e, enquanto disciplina escolar, adquire valorização das práticas cidadãs, porém são muitas as dificuldades em diferentes realidades o que requer mais do que discussões teóricas vazias, ou seja, é necessário o movimento para promover a aprendizagem para a cidadania. O Projeto Nós Propomos! teve origem entre os anos de 2011 e 2012, no Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território-IGOT da Universidade de Lisboa-UL, pensado, planejado e coordenado pelo Professor Dr. Sérgio Claudino com o objetivo de superar os desafios de um planejamento territorial participativo bem como a renovação da educação geográfica, por meio da formação cidadã. No Brasil, o Projeto Nós Propomos! está em desenvolvimento em 15 unidades da federação, 25 instituições de ensino, em 36 cidades. Como problemática central da pesquisa tem-se: o que significa o Projeto Nós Propomos! e quais são suas características? Quais são as principais contribuições que o Projeto Nós Propomos! proporciona ou proporcionou para os professores da educação básica piauiense que participaram do projeto? De que forma o projeto proporcionou uma participação cidadã de discentes na escola e na sociedade? O objetivo geral foi: estudar o Projeto Nós Propomos! a partir da perspectiva teórico metodológico além da realidade de escolas públicas de educação básica das cidades de Teresina e Campo Maior, no Piauí. Os objetivos específicos foram: a) Compreender a relevância do Projeto Nós Propomos! para a formação geográfica cidadã; b) Identificar as práticas dos professores de Geografia a partir da execução do Projeto Nós Propomos! no Piauí; c) Relacionar as possíveis inovações que os docentes de Geografia da educação básica e os seus discentes vivenciaram durante o desenvolvimento do Projeto Nós Propomos! no Piauí. A metodologia utilizada foi a abordagem de pesquisa qualitativa, a partir da organização de momentos: I) Revisão de literatura (preliminar e processual) sobre Geografia e Cidadania na educação geográfica: Callai (2001, 2014), Cavalcanti (2012, 2019); Cidadania: Pinsky (2017), Pinsky e Pinsky (2018), Cidadania na educação: Machado (2002) e Projeto Nós Propomos!: Claudino (2014, 2016, 2019), Teixeira (2020), Tazinasso (2021). II) Aquisição dos dados empíricos por meio de entrevistas não-estruturadas a partir do Google Meet, questionário digital do Google Forms. III) Sistematização dos dados a partir da análise do discurso, IV) utilização de quadros e esquemas. O texto está estruturado em 4 seções: 1) Introdução; 2) Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica: Apontamentos Iniciais; 3) Caminhos Metodológicos da Pesquisa; 4) Caracterização Teórico-Metodológica do Projeto Nós Propomos!. Tomando como base, o momento da pesquisa, que está em desenvolvimento, os resultados e as conclusões não poderão ser apresentados em sua totalidade neste momento. Porém, espera-se que essa pesquisa possa de alguma forma contribuir para a ampla divulgação do Projeto Nós Propomos!, contribuir com a inovação na educação geográfica e promover reflexões e discussões a partir das temáticas discutidas ao longo do texto.

Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Externo à Instituição - CARINA COPATTI - UFFS
Externo à Instituição - HELENA COPETTI CALLAI - UNIJUI
Externo à Instituição - JOSE FALCAO SOBRINHO - UVA