Banca de DEFESA: FÁTIMA MARIA LUSTOSA RODRIGUES

DISCENTE: FÁTIMA MARIA LUSTOSA RODRIGUES
DATA: 31/08/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DE DEFICIENTES AUDITIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM BARRAS-PI
PALAVRAS-CHAVES: Representação social. Inclusão escolar. Deficiente auditivo. Ensino de Geografia
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

O estudo sobre a Teoria das Representações Sociais (TRS) é baseado no conhecimento empírico que o ser humano tem da realidade que o cerca, sendo esse conhecimento o ponto de partida para a busca do conhecimento científico. É por essa busca, presente na cientificidade dos fatos do cotidiano, que este estudo de cunho empírico temcomo pressuposto ainvestigação do fenômeno na sua dimensão social buscando compreender a representação social da inclusão escolar dos deficientes auditivos na educação básica em Barras-PI por docentes de Geografia, no período de 2017 a 2021.Nesse sentido, considera-se a inclusão de pessoas com deficiência um tema bastante recorrente na sociedade contemporânea.Assim, esta investigação tem como objetivo geral analisar a representação social da inclusão escolar dos deficientes auditivos na educação básica por docentes de geografia. Diante desse contexto, buscou-se construir o referencial teórico baseado em autores basilares e contemporâneos que pudessem dar sustentação teórica ao fenômeno investigado.como recorte espacial somente as escolas do espaço urbano, devido à dificuldade de abranger o espaço rural por causa do período pandêmico da Covid-19 na qual o país se encontrava culminando com a modificação da pesquisa. Como recorte temporal optou-se por fazer a investigação com os professores que ministraram aula para estudantes com deficiência auditiva no período de 2017 a 2021.  A metodologia utilizada na pesquisaé de cunho qualitativa descritiva.Como técnica de coleta de dados foi realizado um questionário com 8 professores de geografia da educação básica com perguntas abertas e fechadasaplicado de forma remota através do google forms com o intuito de verificar o perfil e formação acadêmica desses docentes. Além do questionário, foi feito também entrevistas com perguntas semiestruturadas, realizada de forma on line pelo ambiente virtual do google meet de forma individual sendo todas gravadas para facilitar a compreensão das respostas.E, para análise dos dados utilizou-se da análise categorial de conteúdo de Bardin (1977)onde dividiu-se em categorias as respostas dos participantes da pesquisa, com o objetivo de facilitar a compreensão da representação social da inclusão escolar de deficientes auditivos. Como resultados constatou-se que os docentes de geografia veem o processo de inclusão escolar como algo viável e possível, mas o que se percebeu durante a investigação é que a maioria não se sente confortável com essa inclusão, muitos alegaram a falta de uma formação específica para trabalhar com esses alunos, então, percebe-se que a representação que esses docentes tem a respeito dessa inclusão ainda está sustentada em paradigmas antigos que ainda se encontram enraizados na sociedade contemporânea. Assim, diante dos achados na investigação,acredita-se que o estudo contribuiu para desvelar as representações da inclusão escolar de deficientes auditivos por docentes de geografia.

Interno - 1671765 - ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO
Interno - 1167728 - CARLOS SAIT PEREIRA DE ANDRADE
Interno - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA