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Banca de DEFESA: MIGUEL DA SILVA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIGUEL DA SILVA NETO
DATA: 23/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=nqBa72YJbv0 (Divulgação)
TÍTULO: Projeto Nós Propomos!: educação geográfica para a cidadania no contexto do Piauí/Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Brasil. Cidadania. Educação Geográfica. Nós Propomos!; Piauí.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO:

A cidadania se constitui como tema transversal que perpassa as Ciências Jurídicas, Sociais e Humanas. Nesse cenário, a Geografia possui relevância, no sentido de compreender o espaço geográfico e suas transformações, enquanto disciplina escolar, é valorizada pelas práticas cidadãs. O Projeto Nós Propomos! teve origem entre 2011/12, no Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território-IGOT da Universidade de Lisboa-UL, criado pelo Professor Dr. Sérgio Claudino com o objetivo de superar os desafios de um planejamento territorial participativo bem como a renovação da educação geográfica, por meio da formação cidadã. Como problemática central da pesquisa tem-se: quais são as principais contribuições que o Projeto Nós Propomos! proporciona ou proporcionou para os professores da educação básica piauiense que participaram do projeto? O objetivo geral foi: estudar o Projeto Nós Propomos! a partir da perspectiva teórico metodológico além da realidade de escolas públicas de educação básica das cidades de Teresina e Campo Maior, no Piauí. Os objetivos específicos foram: a) Compreender a relevância do Projeto Nós Propomos! para a formação geográfica cidadã; b) Identificar as práticas dos professores de Geografia a partir da execução do Projeto Nós Propomos! no Piauí; c) Relacionar as possíveis inovações que os docentes de Geografia da educação básica e os seus discentes vivenciaram durante o desenvolvimento do Projeto Nós Propomos! no Piauí. A metodologia utilizada foi a abordagem de pesquisa qualitativa, a partir da organização de momentos: I) Revisão de literatura a partir de: Callai (2001), Cavalcanti (2012); Pinsky (2017), Machado (2002); Claudino (2014, 2016, 2019), Pêcheux (2014), Orlandi (2015), Brandão (2004), os processos de coleta de dados foram os seguintes: II) Mobilização dos dados empíricos: entrevistas não-estruturadas a partir de roteiro de perguntas, questionário do Google Forms. III) Sistematização dos dados a partir da análise do discurso dos sujeitos, IV) Apresentação e discussão dos discursos dos sujeitos. Como desenlace, constatou-se que: desde sua inserção no contexto piauiense, o Projeto mobilizou ativamente as escolas, os professores e os alunos envolvidos, pois, desenvolveram a partir da metodologia Nós Propomos!, intervenções no espaço, em diferentes escalas e intensidades, dessa forma a partir do que disseram os sujeitos da pesquisa, o Projeto é relevante para a educação geográfica e para as escolas; a partir das entrevistas com os professores conclui-se que os mesmos buscaram desenvolver o Projeto da melhor maneira possível, valorizam os saberes experienciais dos alunos e os incorporaram nos projetos; enquanto a participação como aluno, a partir de recortes do texto: “[...] extrema importância [...]” “[...]aumentei meu senso crítico [...]” “[...] conscientização[...]”, percebe-se que houve êxito no desenvolvimento do Projeto a partir da vivência e experiência do sujeito entrevistado; quanto às inovações dos professores, constatou-se que nas 04 intervenções mais significativas, os professores desenvolveram o faseamento do Projeto, incorporando novos elementos, como a realização do Projeto fora do espaço escolar, outras com grande expressividade de resultados, envolvimento da comunidade e expressividade, o que indica, que no desenvolver do Nós Propomos! no estado do Piauí se constituíram boas práticas educacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Externo à Instituição - CARINA COPATTI - UFFS
Externo à Instituição - HELENA COPETTI CALLAI - UNIJUI
Externo à Instituição - JOSE FALCAO SOBRINHO - UVA
Notícia cadastrada em: 10/01/2023 08:59
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