A forma desordenada de ocupação do solo urbano da cidade de Teresina consolidada ao longo do tempo está, consequentemente, muito fora do modelo originalmente planejado para a cidade, uma vez que o mesmo estabelecia a ocupação do espaço urbano de maneira ordenada. Nesse contexto, reiterou no sistema de mobilidade urbana da cidade, principalmente na rede de transporte coletivo urbano por ônibus, que atualmente enfrenta graves problemas em decorrência do aumento das distâncias percorridas em função das formas espaciais existentes na cidade, implicando na qualidade e eficiência do serviço disponibilizado aos usuários. Entretanto, alguns esforços foram realizados pela gestão pública como a criação do instrumento regulatório, visando contribuir para a organização do adensamento urbano racional e possibilitando o melhoramento da qualidade da prestação dos serviços públicos oferecido para a população. Com isso, o problema central desta pesquisa foi: Quais foram os reflexos do Sistema INTHEGRA na mobilidade urbana dos usuários do transporte coletivo a partir da reorganização da rede? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi analisar a mobilidade urbana dos usuários do transporte coletivo urbano por ônibus a partir da reorganização da rede pelo Sistema INTHEGRA. E, como objetivos específicos: a) Compreender o processo de desenvolvimento urbano teresinense e a importância do transporte urbano como elemento indutor de urbanização e crescimento espacial da cidade; b) Caracterizar a rede de transporte coletivo urbano entre os períodos de 2015 a 2022, verificando as mudanças mais significativas ocorridas em Teresina e; c) Avaliar as perspectivas dos usuários do transporte coletivo com relação sua mobilidade urbana a partir da experiência com Sistema INTHEGRA. O caminho utilizado na pesquisa foi o método materialismo histórico-dialético por ser o mais adequado quanto a compreensão do problema levantado. Dessa forma, as técnicas de pesquisa utilizadas como forma de subsidiar o estudo consistiram em realizar levantamentos bibliográficos, pesquisa documental, pesquisa institucional e pesquisa de campo. Assumindo assim, caraterística exploratória quanto ao processo investigativo do tema abordado. Além disso, foi utilizado como instrumento de coleta de dados a aplicação de formulários, sendo os mesmos realizados com os usuários do sistema de transporte coletivo urbano por ônibus de Teresina e, conseguintemente, a realização de cinco entrevistas semiestruturadas, sendo as mesmas aplicadas com as principais entidades que estão direta ou indiretamente ligadas com o sistema de transporte coletivo urbano em Teresina, destes: sociedade civil organizada; órgão municipal responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo urbano por ônibus; órgão municipal de planejamento urbano; entidade representante das empresas operadoras do serviço de transporte coletivo urbano; e por fim, especialista em mobilidade urbana de instituição de ensino superior da cidade de Teresina.