Discutir práticas de ensino num contexto em que as informações são cada vez mais crescentes torna-se um desafio para qualquer profissional. No ensino de Geografia, a situação não é diferente. Propor uma aula que permita ao aluno a possibilidade de compreender seu espaço de forma crítica, percebendo-se como sujeito ativo nesse processo é um desafio que o professor deve superar a cada aula. Pensando numa aprendizagem que proporcione ao aluno uma mudança na sua forma de pensar e agir na sociedade, a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), busca meios para possibilitar uma melhor fixação dos conhecimentos. Nesse aspecto, um dos principais recursos de ensino apresentado pela aprendizagem significativa é o mapa conceitual, desenvolvido por Novak(1978). A construção de mapas conceituais objetiva organizar conceitos, de forma clara e estruturada, expressando relações significativas entre as palavras. Nesse contexto, a aula de campo surge como uma estratégia de ensinoem sala de aula. Assim, pretende-se observar o uso dessa estratégia no contexto da teoria da aprendizagem significativa, resultando na seguinte questão: Como a aula de campo, trabalhada na perspectiva da aprendizagem significativa e com auxilio de mapas conceituais, pode contribuir para o ensino de Geografia numa escola pública de Lagoinha – PI? Ao longo deste texto fazemos uma exposição das justificativas, objetivos e metodologias que pretendemos utilizar para a condução do nossa pesquisa. Faremos uso do enfoque qualitativo com a utilização do método estudo de caso.