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Banca de DEFESA: DANIEL DE SOUSA BUENO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL DE SOUSA BUENO
DATA: 26/03/2024
HORA: 17:00
LOCAL: Virtual - Google meet
TÍTULO: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DAS PESQUISAS REFERENTES AO ENSINO DE CIDADE NO ÂMBITO DA GEOGRAFIA ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Geografia escolar; Ensino de cidade; Teses e Dissertações; Aspectos teórico metodológicos.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO:

RESUMO

 

Esta dissertação visa analisar os aspectos teórico-metodológicos utilizados em teses e dissertações brasileiras de ensino de cidade, no âmbito da Geografia escolar, produzidas entre os anos de 2002 a 2021 no contexto dos programas de pós-graduação em Geografia, no Brasil. E, mais especificamente, compreender a importância do ensino de cidade para a Geografia escolar; apresentar um panorama das pesquisas do ensino de cidade nos programas de pós-graduação; descrever os aspectos metodológicos das pesquisas de teses e dissertações de ensino de cidade; e identificar na lista de referências dos trabalhos os principais teóricos utilizados para a elaboração das teses e dissertações sobre ensino de cidade. Para tanto, seguiu-se o princípio metodológico de estudos denominado de “Estado da Arte”. Assim, a pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico e de natureza panorâmica e descritiva-analítica. O levantamento bibliográfico das teses e dissertações foi realizado: na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD; Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e em repositórios de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia. Com a busca baseada nos critérios estabelecidos, foram selecionados um total de 19 trabalhos (15 dissertações e 04 teses), cujos títulos fazem menção ao ensino de cidade. Com isso, utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma ficha de análise, que visou registrar as informações necessárias para a realização da pesquisa. Os dados coletados foram analisados com base no método de análise de conteúdo de Bardin (1977). A metodologia do estudo foi desenvolvida a partir das referências de: Fernandes (2015); Romanowski (2002) Romanowski e Ens (2006); Fernandes & Megid-Neto (2016) Franco (2005) e Bardin (1977). Dentre os principais resultados, o estudo indica que os trabalhos têm sido produzidos predominantemente na região Centro-Oeste e Sul, com destaque para a UFG em Goiânia – GO que tem a influência do NUPEC na organização das pesquisas e a UFRGS de Porto Alegre – RS que se justifica através do cenário de concentração da Pós-Graduação no Brasil. A classificação das pesquisas em focos temáticos expôs o predomínio das categorias representações espaciais de cidade, saberes e práticas docentes e propostas metodológicas em detrimento de outros temas que necessitam de mais estudos para o avanço das reflexões a  respeito das cidades. Quanto aos aspectos relacionados ao método e metodologia notaram-se inconsistências em algumas pesquisas que se traduzem pelo não esclarecimento desses enfoques. Entretanto, houve pesquisas que revelaram a utilização do método dialético e fenomenológico, assim como indicaram procedimentos metodológicos como “pesquisa participante”, “pesquisa de campo”, “pesquisa-ação” e “estudo de caso”. As pesquisas apontaram também a prof.ª Dr. Lana de Souza Cavalcanti (UFG) como principal referência teórica para conceber o ensino de cidade, denotando que a teoria histórico-cultural de Vygotsky, apropriada por essa autora ao longo da sua jornada acadêmica, reflete de alguma maneira nas pesquisas que a utilizaram como principal referência


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Externo à Instituição - LANA DE SOUZA CAVALCANTI - UFG
Externo à Instituição - LUCINEIDE MENDES PIRES - UEG
Notícia cadastrada em: 08/02/2024 12:40
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