Sistema avaliativo: concepções, práticas e ensino.
Concepção de avaliação. Ensino de Geografia. Prática Docente. Processo Avaliativo.
Esta pesquisa tem por objetivo identificar as concepções de avaliação construídas pelos professores de Geografia do Ensino Fundamental II da Cidade de Teresina, e como essas concepções sustentam o processo avaliativo utilizado nas escolas. Nesse sentido, entendemos as concepções de avaliação como aspectos subsidiários de uma determinada forma de trabalho pedagógico, que inclui metodologia, relação professor-aluno e concepção de aprendizagem. Para realizar o estudo, optamos como percurso metodológico pela pesquisa qualitativa. No processo de coleta de dados, utilizamos o questionário, a entrevista, a observação, análise de documentos oficiais e análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (1977). A pesquisa desenvolve-se tendo como sujeitos professores de Geografia que atuam no 6º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação. Os pressupostos teóricos que nortearam esta pesquisa fundamentaram-se em autores que discutem sobre concepção de avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia. Tomamos como referência para a abordagem de concepção de avaliação as obras de Haydt (1994), Hoffman (2007), Libâneo (1994), Luckesi (2001), Melchior (2003), Perrenoud (1999), Sant’ana (1999), Vasconcellos (1995), Demo (1987) e Neves (2008), entre outros. Para a discussão do ensino de Geografia utiliza-se as obras de Antunes (2003), Callai (2011), Cavalcanti (2002) e Castrogiovanni (2003). Além dos documentos oficiais que trabalham as duas temáticas supracitadas. As primeiras análises feitas através do referencial utilizado permite constatarmos a coexistência de duas concepções contraditórias. A avaliação tradicional, predominante, em que o professor se coloca como aquele que ensina, e o aluno, como um ser passivo, que aprende à luz de uma abordagem que utiliza apenas a prova como instrumento avaliativo. Em contraposição a esse enfoque emerge, do discurso de alguns Teóricos a avaliação construtivista-inovadora na qual o professor faz diagnóstico, é mediador da aprendizagem do aluno e utiliza vários instrumentos de avaliação.Os resultados encontrados tornam-se fundamentais e relevantes à comunidade escolar por promover reflexões acerca da função que a avaliação vem desempenhando dentro do contexto educacional brasileiro, tendo em vista que toda prática educativa reflete implícita ou explicitamente a concepção sobre o tipo de sujeito a qual a escola deseja construir. Nossa possível contribuição com este trabalho está em possibilitar um repensar sobre a importância da avaliação e suas implicações, positivas e negativas no contexto escolar.