Banca de QUALIFICAÇÃO: EDNA DE BRITO AMARAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDNA DE BRITO AMARAL
DATA: 12/04/2017
LOCAL: sala 4 bloco 04, Parnaíba-PI
TÍTULO: Sucesso escolar e medicalização da educação: representações sociais de professores de Cocal dos Alves/PI
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Sociologia, Representações Sociais. Sucesso Escolar. Medicalização da Educação.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia

A educação no Brasil configura-se como um campo de investigação que favorece a discursão de muitos aspectos, como por exemplo o sucesso escolar e a medicalização da educação, temas norteadores do presente trabalho. É válido pontuar que a realidade educacional do país é idiossincrática, atualmente percebe-se que, apesar de muitas dificuldades, existem avanços, índices que demonstram realidades com casos reais de sucesso escolar, como é o caso da cidade de Cocal dos Alves, localizada ao norte do Piauí. Com enfoques sociológicos de Bernard Lahire que compreende o sucesso escolar como o grau de consonância existente entre as práticas cotidianas no que concerne à escrita, as condições e disposições econômicas, a ordem moral doméstica, os modos como são exercidas a autoridade familiar, as práticas familiares de escolarização, estas distintas em cada família em particular e Pierre Bourdieu , em sua teoria da reprodução, defende que o sucesso escolar dar-se pelo grau de capital cultural que a família detém, este sociólogo traz essa concepção por meio de uma crítica a ideologia de classes dominantes que acaba por segregar uma parcela da população que advém de classes menos favorecidas aos casos de insucesso escolar, neste ínterim que se observa o movimento das desigualdades sociais. De antes destes aspectos presente trabalho objetiva compreender as representações sociais que os professores do município de Cocal dos Alves/ PI têm acerca do sucesso escolar e da medicalização da educação. Os sujeitos da pesquisa foram 82 professores da rede pública, municipal e estadual, da cidade de Cocal dos Alves. A pesquisa foi de tipo misto que se baseia no desenho metodológico do tipo triangulação onde permite a comparação de dados estatísticos com descobertas qualitativas de forma simultânea. Utilizou-se como instrumentos um questionários sociodemográfico para conhecer o perfil dos sujeitos. Para conhecer as representações sociais dos sujeitos acerca dos fatores citados utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), em que o método de análise será a análise fatorial de correspondência – AFC por meio do software Tri Deux Mots e uma entrevista semiestruturada em que as respostas serão transcritas e analisadas por meio do software Iramutec. Pretende que esta pesquisa favoreça um diálogo mais crítica acerca do sucesso escolar e da medicalização da educação para se buscar debater questões referentes as desigualdade sociais e educação bem como pensar de forma mais racional e crítica aceca dos altos índices de medicalização na educação.

Presidente - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Interno - 1756788 - SAMUEL PIRES MELO
Externo ao Programa - 2441003 - RAQUEL PEREIRA BELO
Notícia cadastrada em: 07/04/2017 17:12