Notícias

Banca de DEFESA: KENNEDY DE BRITO RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KENNEDY DE BRITO RIBEIRO
DATA: 30/05/2018
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de Defesa - Nº 317/CCHL
TÍTULO: OS INDIVIDUOS NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO ACERCA DA CORRELAÇÃO EXISTENTE ENTRE AS ORGANIZAÇÕES INFORMAIS E A ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA NO ÂMBITO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO PIAUÍ.
PALAVRAS-CHAVES: Indivíduos; Organizações; Sociedade.
PÁGINAS: 200
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

A sociedade moderna aponta as organizações como um importante ambiente condicionador dos indivíduos, de suas ações e relações sociais. Os indivíduos passam a maior parte de suas vidas dentro de organizações, as mais diversas possíveis. Na sociedade moderna, esses indivíduos nascem, crescem, estudam, trabalham, se casam, cuidam de sua saúde e morrem dentro de organizações. As melhores e principais oportunidades de trabalho são oferecidas pelas organizações e nelas os indivíduos expressam e concretizam essa dimensão tão significativa e definidora de suas vidas. Entre os diferentes tipos de organização, ganha destaque o modelo burocrático weberiano que traduz racionalidade, impessoalidade e controle do comportamento dos indivíduos. Com o advento da modernidade, esse modelo de organização ganha notoriedade e espraia-se por toda a sociedade ocidental, tornando-se a grande referência quando falamos de organizações, seja como parâmetro para aplicação, seja para estudos científicos que buscam compreender os ambientes organizacionais. Entretanto, nem todos os aspectos das organizações burocráticas foram detidamente pesquisados, mesmo nos estudos de Max Weber, a grande referência quando se trata de organizações burocráticas, cujos estudos foram focados nos aspectos formais das organizações. As organizações informais e sua correlação com a organização burocrática foram deixadas à margem dos seus estudos. Desta forma, situados em um contexto de modernidade e à luz do compreensivismo weberiano, estudamos um hospital público do Piauí, cujo modelo organizacional é burocrático, com o objetivo de compreender, interpretar e explicar a correlação existente entre as organizações informais e a organização burocrática. Realizamos pesquisa bibliográfica e de Campo, do tipo descritiva, com linha de raciocínio indutivo, processo de coleta de dados do tipo qualitativo, com uso de diário de campo, cuja técnica de investigação consistiu em observação direta passiva e entrevistas, com análise interpretativa dos dados levantados. Neste estudo, o pesquisador-observador assumiu uma postura de indiferença etnometodológica ao abordar a realidade concreta da vida dos indivíduos no ambiente organizacional, em seu cotidiano de trabalho. Foram participantes desta pesquisa os indivíduos que trabalham em um dos setores do hospital público do Piauí, campo da observação proposta.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167736 - ANA BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS SERAINE
Presidente - 1167739 - CARLOS ANTONIO MENDES DE CARVALHO BUENOS AYRES
Externo ao Programa - 2202532 - FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
Notícia cadastrada em: 16/05/2018 11:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb07.ufpi.br.instancia1 14/08/2020 17:22