Banca de QUALIFICAÇÃO: TAYNÁ EGAS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYNÁ EGAS COSTA
DATA: 28/09/2018
LOCAL: SALA DE VIDEO 1 - CCHL
TÍTULO: ETNOBIOGRAFIA DE MULHERES LÉSBICAS E TRAJETÓRIA ESCOLAR DO ENSINO PRIVADO DE TERESINA-PI
PALAVRAS-CHAVES: Etnobiografia. Lesbianidades. Trajetória escolar.
ÁREA: Sociologia

Esta pesquisa busca compreender a partir das memórias de mulheres lésbicas e ex-alunas da rede privada de ensino da cidade de Teresina, os significados atribuídos às tentativas de encontrar condições para a consecução dos afetos e desejos nas suas trajetórias escolares. Ela foi elaborada, do ponto de vista etnobiográfico, esta abordagem que diz respeito à inovação teórica-metodológica baseada nos valores da pesquisa etnográfica, na sua capacidade de compreensão para dispor de uma visão holística do campo e obter mais ampla informação do grupo pesquisado enlaçada com a conteúdo de uma parte de sua experiência de vida. Para isso, o trabalho está sendo conduzido através de pesquisa bibliográfica ancorada em estudos sobre memória, identidade e lesbianidades e por meio de entrevistas em profundidade com gravação de áudio com as mulheres lésbicas sujeitos desta pesquisa, onde os convites foram realizados por meio de uma rede social virtual e por indicação das redes de relações das ex-alunas da rede privado de ensino de Teresina. Consiste em considerar o sujeito pesquisado na sua integridade biopsicossocial dentro de um conjunto de desdobramentos subjetivos remetidos em suas memórias, esquecimentos e silêncios expressos em seus repertórios discursivos e práticos e, assim, descrever e analisar estruturas significativas de cultura, e não somente de um ponto de vista biográfico e com isso levantar questões não apenas sobre a vida de indivíduos ou arranjos institucionais particulares, mas sobre os amplos sentidos culturais dados ao gênero e a sexualidade, assim como, a maneira como a produção desses sentidos conformam a experiência individual. Intenta-se dá visibilidade sobre a temática da lesbofobia praticada no âmbito escolar e busca promover novas reflexões e discussões no sentido de ampliar debates, desfigurar preconceitos acerca do campo de gênero e da sexualidade, dessa forma, pensar de modo renovado, a cultura, a escola, os afetos, e as formas de ser/estar no mundo.

Interno - 1167589 - FRANCISCO DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR
Externo ao Programa - 422711 - MARIA LIDIA MEDEIROS DE NORONHA PESSOA
Presidente - 1585600 - ROSSANA MARIA MARINHO ALBUQUERQUE
Notícia cadastrada em: 17/09/2018 17:19