Banca de QUALIFICAÇÃO: WILSON MACHADO ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILSON MACHADO ALENCAR
DATA: 27/11/2018
LOCAL: SALA- 323G/PPGS/CCHL
TÍTULO: SOCIOLOGIA E ENSINO: SENTIDOS E PRÁTICAS POR PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM TERESINA - PI
PALAVRAS-CHAVES: Educação básica. Ensino. Professor. Significados. Sociologia
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia

Esta pesquisa investiga a relação entre a formação acadêmica e os significados atribuídos ao ensino de Sociologia por professores e professoras de escolas públicas da educação básica do município de Teresina, capital do Estado do Piauí. Partindo da ideia de que o professor assume a sua prática a partir dos significados conferidos a ela (TARDIF, 2008) e da perspectiva de que os sentidos são socialmente construídos pelos indivíduos na vida cotidiana (BERGER; LUCKMANN, 2014; SCHUTZ, 2012), respondemos a seguinte questão: que fatores resultantes da relação entre a formação acadêmica e os sentidos atribuídos ao ensino de Sociologia estruturam e orientam o saber-fazer pedagógico de professores e professoras de escolas públicas atuantes no ensino médio? Para isso, optamos pela abordagem teórica da fenomenologia social, um dos ramos da sociologia do conhecimento. A escolha por essa mencionada orientação sociológica reside na natureza da pesquisa – significados conferidos ao ensino de Sociologia a partir da ação pedagógica –, assim como no interesse em se estudar a experiência relativa ao trabalho de professores, com suas tensões, seus dilemas, suas rotinas. A investigação proposta corresponde a um estudo qualitativo do tipo etnográfico aplicado à educação, o qual possibilitará maior compreensão e aprofundamento sobre os processos por meio dos quais os sujeitos constroem sentidos e significados (BOGDAN; BIKLEN, 1994). Nesse tipo de abordagem o pesquisador deposita a sua atenção nos significados que os sujeitos conferem aos objetos e à sua própria experiência cotidiana buscando apreender a visão dos participantes sobre o tema investigado (ROMÃO, 2004). Para termos acesso às informações, utilizaremos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa de campo – por meio da observação direta e entrevistas semiestruturadas. Os procedimentos e técnicas empregados para a obtenção dos dados serão realizados pelo pesquisador com os professores de Sociologia em escolas da educação básica. O quadro de referência, a opção metodológica e os procedimentos de abordagem assumidos aqui se justificam porque permitem, de modo razoável, a observação, identificação, descrição e análise da mencionada relação a partir do saber-fazer pedagógico realizado no cotidiano da sala de aula. A pesquisa encontra-se em curso, na fase de obtenção de dados.

Presidente - 1628577 - FRANCISCO MESQUITA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - LUCIANO DE MELO SOUSA - UESPI
Interno - 1550487 - MARY ALVES MENDES
Notícia cadastrada em: 23/11/2018 09:50