Banca de DEFESA: WILSON MACHADO ALENCAR

DISCENTE: WILSON MACHADO ALENCAR
DATA: 29/05/2019
LOCAL: Sala de Defesa - Nº 317/CCHL
TÍTULO: SOCIOLOGIA E ENSINO: SENTIDOS E PRÁTICAS POR PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM TERESINA - PI
PALAVRAS-CHAVES: Sociologia. Ensino. Professor(a). Sentidos. Significados
ÁREA: Sociologia

Esta pesquisa investiga sentidos e significados conferidos ao ensino de Sociologia no nível médio a partir de percepções de professores e professoras ministrantes da disciplina em instituições públicas no município de Teresina, Piauí. Seu objetivo é analisar a relação entre formação acadêmica e sentidos atribuídos pelos docentes do ensino de Sociologia. Partindo da premissa que professor assume sua prática a partir dos significados a ela conferidos e que os sentidos são socialmente construídos pelos indivíduos na vida cotidiana (TARDIF, 2008; BERGER; LUCKMANN, 2014), responde-se à questão: que fatores resultantes da relação formação acadêmica e sentidos atribuídos ao ensino de Sociologia estruturam e orientam o saber-fazer pedagógico de professores atuantes no ensino médio em Teresina? O estudo apresenta discussões sobre educação e escola como objetos de pesquisa sociológica, Sociologia e seu processo de institucionalização na educação brasileira, constituição atual do campo das Ciências Sociais na educação básica, formação acadêmica de professores do ensino de Sociologia e sentidos e significados atribuídos pelo fazer docente. A abordagem teórica-metodológica da pesquisa se sustenta na Sociologia clássica e na fenomenologia social (DURHEIM, 1999; WEBER, 1991; MARX 2007; SCHUTZ, 2012; APPOLINÁRIO, 2006; GIORGI, 2014). A investigação empírica se fundamenta na metodológica qualitativa, do tipo etnográfica aplicada à educação, com técnicas de observação direta e entrevistas semiestruturadas individuais, aplicadas a professores que ensinam Sociologia em escolas públicas. As informações receberam tratamento e análise de forma descritiva e interpretativa, possibilitaram a discussão sobre os sentidos e significados produzidos pela ação pedagógica dos sujeitos investigados, e estão ancorados em um sentido geral da Sociologia, formação para o exercício da cidadania, para atividade profissional, para interpretação e mudança da realidade social dos educandos.

Presidente - 1628577 - FRANCISCO MESQUITA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - LUCIANO DE MELO SOUSA - UESPI
Interno - 4221710 - MARIA ROSANGELA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 13/05/2019 15:28