Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARISOL DANTAS ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARISOL DANTAS ANDRADE
DATA: 05/04/2022
HORA: 14:30
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL
TÍTULO: VELHICES, PANDEMIA E SOCIABILIDADES: CONEXÕES E DIÁLOGOS COM PESSOAS IDOSAS ATRAVÉS DO TELEFONEMA ACOLHEDOR
PALAVRAS-CHAVES: Velhices. Pandemia. Escuta. PTIA/UFPI. Telefonema Acolhedor.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

Este estudo apresenta uma discussão atual ao trazer a temática das velhices e pandemia
Covid-19, a partir das atividades do Programa de Atenção à Pessoa Idosa – PTIA/UFPI
através da Ação Emergencial Telefonema Acolhedor, uma das intervenções do PTIA na
Comunidade. O problema que norteia a pesquisa questiona como o projeto Telefonema
Acolhedor pode ser instrumento de acolhimento e proteção aos idosos durante a
pandemia da Covid-19, em Teresina – PI? Tendo por objetivo geral: Compreender
como o Telefonema Acolhedor promove o acolhimento das necessidades físicas e
emocionais dos idosos que são atendidos e pelo Projeto PTIA na Comunidade e por
objetivos específicos: construir narrativas a partir de suas histórias e vivências e
identificar as medidas de proteção social que mais necessitam. A discussão teórica foi
fundamentada em Beauvoir(1970), Debert(1999), Fraiman(2016), Goldemberg(2013),
Lispector(1998), Minayo(2002), Morin(2020), Santos(2019), Santos(2009;2020),
Schirrmacher(2005). Para que os objetivos propostos fossem atendidos, usou-se a
narrativa como método de pesquisa, onde as informações de campo foram coletadas
semanalmente por meio de chamadas telefônicas, vídeo chamadas, mensagens de texto,
de áudios e diálogos, que permearam sobre diversos temas inerentes à realidade de cada
um dos sete idosos acompanhados por mim, enquanto voluntária do Telefonema
Acolhedor, durante aproximadamente cinquenta e duas semanas. Nessa relação
dialógica com as pessoas idosas pude compartilhar de suas experiências, anseios,
desejos, medos, necessidades físicas, emocionais e a percepção dos idosos sobre a
representação das suas velhices. Observo que o Telefonema Acolhedor vem
contribuindo de modo significativo para minimizar o impacto do distanciamento social
e dos desafios físicos, psíquicos e econômicos que acompanham o processo de
envelhecimento neste período de pandemia atual


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO CRISTIAN SARAIVA PAIVA - UFC
Interno - 1167589 - FRANCISCO DE OLIVEIRA BARROS JUNIOR
Presidente - 4221710 - MARIA ROSANGELA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 18/03/2022 19:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 26/04/2024 02:52