Banca de DEFESA: LARISSE MONTELES NASCIMENTO

DISCENTE: LARISSE MONTELES NASCIMENTO
DATA: 22/06/2017
LOCAL: Sala de aula do Departamento de Nutrição
TÍTULO: Prevalência de fatores de risco cardiovascular e sua associação com nutrientes aterogênicos em adolescentes.
PALAVRAS-CHAVES: Doenças cardiovasculares, escore de risco, adolescentes, consumo alimentar.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

Introdução: O risco cardiovascular é caracterizado por um conjunto de alterações metabólicas, incluindo obesidade, dislipidemia, hipertensão arterial e intolerância à glicose, tais fatores desenvolvem-se em idades precoces. Os hábitos alimentares são um desses fatores que podem ser considerados determinantes para o desenvolvimento de doença cardiovascular, devido ao potencial aterogênico apresentado por alguns nutrientes. Objetivo: Verificar a prevalência de fatores de risco cardiovascular e investigar a associação entre esses fatores com nutrientes de efeito aterogênico em adolescentes. Métodos: Estudo do tipo transversal, realizado com 327 adolescentes de 14 a 19 anos idade, matriculados na rede pública e particular de ensino. Avaliaram-se os dados sociodemográficos, antropométricos, pressóricos, de consumo alimentar e bioquímicos (níveis lipídicos e glicídicos). Além disso, foi calculado o risco cardiometabólico por meio da agregação dos fatores de risco expressa de forma contínua pela soma dos escores Z, para cada fator avaliado (pressão arterial, glicose, circunferência da cintura e perfil lipídico). O programa SPSS foi utilizado (for Windows® versão 22.0) para análise estatística e adotou-se o nível de significância de p<0,05. Resultados: Elevadas prevalências de alterações no colesterol total (56,3%), LDL-c (48,0%) e HDL-c (55,0%) foram observadas entre os adolescentes. O risco cardiometabólico foi maior para a escola pública e na análise de risco, ser da escola pública foi fator de risco para níveis elevados de glicose (p<0,03), LDL-c (p<0,00) e baixos níveis de HDL-c (p<0,00), em contrapartida foi proteção para pressão arterial. Associações significativas ainda foram observadas entre o 3º tercil de consumo de gordura saturada e colesterol com glicemia (p<0,01) e excesso de peso (p<0,04), respectivamente. Conclusão: As maiores prevalências de fatores de risco foram observadas em adolescentes do sexo feminino e em estudantes de escolas públicas. Ainda foi observada associações entre o maior consumo de colesterol e ácidos graxos saturados com IMC e glicose sanguínea, respectivamente. Portanto, torna-se necessário intervenções de saúde voltada para os adolescentes, especialmente no ambiente escolar, com intuito de reduzir a sua exposição a má alimentação e consequentemente o desenvolvimento precoce de fatores de risco cardiovasculares clássicos.

Presidente - 1642393 - KAROLINE DE MACEDO GONCALVES FROTA
Interno - 2730060 - LUISA HELENA DE OLIVEIRA LIMA
Interno - 1549654 - MALVINA THAIS PACHECO RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 21/06/2017 11:25