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Banca de QUALIFICAÇÃO: VANDOVAL RODRIGUES VELOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANDOVAL RODRIGUES VELOSO
DATA: 28/01/2019
HORA: 09:00
LOCAL: on line
TÍTULO: Sentimento de insegurança e estratégias de enfrentamento por adolescente da rede privada de ensino de Teresina-Piauí
PALAVRAS-CHAVES: Adolescentes; escola privada; Estratégias de enfrentamento; Sentimento de insegurança
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

INTRODUÇÃO: A violência envolvendo adolescentes no contexto escolar configura-se como um problema de saúde pública e justifica o sentimento de insegurança daqueles que a frequentam. Analisar as estratégias de enfrentamento ao sentimento de insegurança é fundamental para compreensão da atuação desse constructo no campo da saúde pública e por implicar diretamente no processo de integração de adolescentes à escola e à sociedade. OBJETIVO: Analisar as estratégias de enfrentamento ao sentimento de insegurança por adolescentes das escolas da rede privada de Teresina-Piauí. METODOLOGIA: Estudo transversal, de metodologia mista sequencial explanatória, composta de uma etapa quantitativa seguida de uma etapa qualitativa. Na etapa quantitativa foi aplicado um questionário englobando aspectos sociodemográficos e violência em 238 adolescentes. Realizaram-se análises univariadas, por meio de estatística descritiva e bivariada utilizando-se o teste de correlação de spearman, teste qui-quadrado de Pearson e Regressão Logística Binária. Na segunda etapa, as escolas privadas e seus alunos foram escalonados com base nos dados quantitativos, com o intuito de identificar os adolescentes com maior sentimento de insegurança (maior média) nas duas escolas de maior prevalência desse sentimento; assim como os adolescentes de menor sentimento de insegurança (menor média) nas duas escolas de menor prevalência desse sentimento, sendo dois adolescentes por escola, com igual distribuição entre os sexos. RESULTADOS: A amostra tem idade média de 16,0 (±1,1) anos, sendo 47,5% do sexo masculino e 52,5% do sexo feminino. A prevalência do sentimento de insegurança foi de 17,6%, com predominância no sexo feminino. A análise bivariada mostrou maior propensão para sentir-se inseguros os adolescentes que sofreram ameaças (p<0,001) e intimidação (p=0,003), sendo o sexo masculino mais propenso a sofrer ameaça (p=0,008) e envolver-se em briga física (p<0,001). Os adolescentes com maior média de sentimento de insegurança obtida na etapa quantitativa apresentaram relatos, na entrevista, de atos violentos de maior gravidade nas categorias Experiência de violência observada na escola e Vivência de experiência de violência. CONCLUSÃO: O sentimento de insegurança e estratégias de enfrentamento foram verificados nos arredores das escolas e no trajeto casa-escola-casa em ambas as etapas da pesquisa. Não foram verificadas, nas entrevistas, estratégias de enfrentamento ao sentimento de insegurança nas escolas. A triangulação entre métodos apontou para a convergência dos resultados das etapas quantitativa e qualitativa da pesquisa (categorias Experiência de violência observada na escola e Vivência de experiência de violência). Os achados indicam a necessidade de maior compreensão das estratégias de enfrentamento ao sentimento de insegurança por adolescentes no contexto das escolas privadas a fim de se implementar ações que proporcionam um clima escolar favorável à aprendizagem e diminuam os danos emocionais e psicológicos relacionadas às situações adversas à que estão expostos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2058744 - CASSIO EDUARDO SOARES MIRANDA
Externo à Instituição - FRANCISCO WALDÍLIO DA SILVA SOUSA - UFMA
Interno - 3367697 - MARCIO DENIS MEDEIROS MASCARENHAS
Externo ao Programa - 3302058 - ROSA MARIA DE ALMEIDA MACEDO
Notícia cadastrada em: 27/12/2018 08:52
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