Banca de QUALIFICAÇÃO: LANA RAYSA DA SILVA ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LANA RAYSA DA SILVA ARAUJO
DATA: 15/11/2019
LOCAL: on line
TÍTULO: Consumo de Frutas e Hortaliças por adolescentes de escolas públicas e privadas
PALAVRAS-CHAVES: Adolescentes, consumo alimentar, frutas, hortaliças.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

O estudo foi realizado com o objetivo de avaliar o consumo de frutas e hortaliças por adolescentes de escolas públicas e privadas. A população pesquisada foi adolescentes de 14-19 anos de instituições públicas e privadas da cidade de Teresina. Foram coletados dados sociodemográficos, estado nutricional utilizando IMC/Idade, circunferência abdominal e recordatório de 24h, o qual foi utilizado para análise de frutas e hortaliças com o auxílio da Tabela para Avaliação do Consumo Alimentar em Medidas Caseiras. Foram investigados 651 adolescentes, os resultados demonstraram um baixo consumo de frutas e hortaliças, visto que 41,5% dos adolescentes não consumiam esses alimentos, 27,2% frutas, 12,3% hortaliças e 19% consumiam ambos. Em relação a adequação proposta pela Organização Mundial de Saúde, apenas 8,9% dos adolescentes consumiram o mínimo de 400g/dia. O consumo de frutas da região Nordeste representou 47,5% e o de hortaliças da região Nordeste apenas 14,3%. Quanto aos fatores associados ao consumo de frutas e hortaliças, os resultados evidenciaram que a escolaridade materna e a renda familiar apresentaram uma associação estatisticamente significativa apenas para o consumo de frutas (p = 0,005). O estado nutricional e a circunferência do abdômen não apresentaram associação ao consumo de frutas e hortaliças nos adolescentes avaliados. Sugere-se a implantação de estratégias de educação alimentar e nutricional, realizadas no ambiente escolar e familiar, com o objetivo de promover maior conhecimento a respeito dos benefícios de frutas e hortaliça, bem como promover maior consumo desses alimentos. Faz-se necessário também uma maior reflexão sobre a necessidade de maior renda familiar disponível para compra de frutas e hortaliças.

Interno - 1585512 - JESUSMAR XIMENES ANDRADE
Interno - 1549654 - MALVINA THAIS PACHECO RODRIGUES
Presidente - 1167746 - REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAUJO
Externo à Instituição - SONIA TUCUNDUVA PHILIPPI - USP