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Banca de QUALIFICAÇÃO: HUDSON MESQUITA DE SOUSA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUDSON MESQUITA DE SOUSA
DATA: 30/10/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de reunião do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO
TÍTULO: A CARTOGRAFIA TÁTIL NA ESCOLA BÁSICA: MAPEANDO CAMINHOS INCLUSIVOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: ensino de Geografia Física; cartografia tátil; escola básica; inclusão escolar; deficiência visual.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

A Geografia, pela natureza do seu objeto de estudo (as interações entre sociedade e natureza), está aberta a diferentes linguagens e recursos para motivar o aluno no processo de construção do saber geográfico. Nesse contexto, cabe refletir sobre o potencial das representações cartográficas como instrumentos facilitadores do processo de ensino e de aprendizagem de conteúdos da Geografia Física para o Público–Alvo da Educação Especial (PAEE), especialmente os Deficientes Visuais (DVs), que enfrentam mais obstáculos na compreensão de conhecimentos geográficos que utilizam representações como instrumento de visualização do espaço geográfico, como por exemplo, interpretar recursos visuais, que são uma parte fundamental do ensino da Geografia em uma perspectiva inclusiva. Diante desse panorama, o estudo buscou responder à seguinte problemática: Qual a importância e o lugar ocupado pela Cartografia Tátil no ensino de Geografia Física de modo a promover a inclusão de estudantes com deficiência visual na escola básica da rede pública estadual de Teresina-PI? Em consonância com a problemática de pesquisa, o objetivo geral do estudo foi investigar o uso de modelos táteis no ensino de Geografia Física como estratégia didática de inclusão de alunos com Deficiência Visual (cegueira ou baixa visão) nos Anos Finais do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de Teresina-PI. De modo específico objetivou: a) conhecer a visão de professores e alunos acerca da inclusão e da Deficiência Visual; b) analisar as percepções de professores(as) e estudantes DVs da rede pública estadual de Teresina sobre o uso de modelos táteis no ensino de Geografia Física como estratégia didática de inclusão de estudantes DVs dos anos finais do ensino fundamental da escola básica; c) caracterizar as práticas docentes desenvolvidas no ensino de Geografia Física para a inclusão de alunos com Deficiência Visual na escola básica d) identificar os principais desafios enfrentados na escola básica para trabalhar os conteúdos de Geografia Física com alunos DVs; e) propor ações de intervenção pedagógica de caráter colaborativo na confecção de produtos táteis como estratégia didática de inclusão de alunos DVs da escola básica. O referencial teórico-metodológico foi embasado principalmente nos estudos de Aranha (2006); Diniz (2007); Simielli (1992); Cavalcanti (2013). Jannuzzi (2012); Mazzotta (2005); Vygostky (1997); Castellar (2006); Nascimento (2019); Nogueira (2016); Mercado e Fumes (2017); Bloom (2017); Loch (2008); Gil (2008); Cook (2020); Sampaio, Sampaio e Almeida (2020); Zucherato, Juliasz e Freitas (2012); Ferro (2020), entre outros. Os dados da pesquisa qualitativa descritiva do tipo estudo de campo foram produzidos em dois Centros Estaduais de Tempo Integral (CETI) localizados na zona urbana de Teresina, no segundo semestre de 2024, por meio da aplicação de questionário eletrônico (Google Forms) e sessões de observação, e envolveu quatro colaboradores (2 alunos com Deficiência Visual e 2 professores de Geografia). Os dados foram analisados com base na técnica da Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2016), a partir de três categorias temáticas: Concepções sobre a inclusão na escola básica, Percepções sobre o uso da Cartografia Tátil e Desafios enfrentados no estudo dos conteúdos de Geografia Física. Os resultados evidenciam que professores e alunos reconhecem a importância da Cartografia Tátil no ensino de Geografia Física de modo a promover a inclusão de estudantes com deficiência visual na escola básica, contudo enfrentam dificuldades no uso de modelos táteis para trabalhar os conteúdos de Geografia Física com estudantes com deficiência visual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3302631 - MARIA DA GLÓRIA DUARTE FERRO SILVA
Interno - 2440142 - BARTIRA ARAUJO DA SILVA VIANA
Externo ao Programa - 1167742 - MARIA DO SOCORRO SANTOS LEAL PAIXÃO
Externo à Instituição - 001.967.206-30 - IGOR DE ARAÚJO PINHEIRO - IFMA

Cadastrada em: 21/10/2024
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