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DANIEL SOUZA BRAGA
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COTIDIANO, TRABALHO E MEMÓRIA: histórias de vida de trabalhadoras(es) ribeirinhas(os) dos povoados da Ilha Grande (1960 - 1990)
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Orientador : FRANCISCO ALCIDES DO NASCIMENTO
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Data: 22/12/2023
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Essa pesquisa dialoga com memórias de velhas(os) trabalhadoras(es) ribeirinhas(os) de uma parte do litoral do Piauí, em uma época que a Ilha Grande de Santa Isabel era constituída por uma rede de povoados que pertenciam à cidade de Parnaíba. Através das fontes orais e da metodologia da história oral, explorou-se as singularidades, as trajetórias e sobretudo experiências, estruturadas em narrativas que visam compor uma vida, detendo-se em uma rede de sentidos que vai desde a infância, a vida adulta, o labor, o imaginário, os delírios e silêncios, mesmo sabendo que o narrar é o esforço de se ordenar memórias difusas. O fio que une os “poemas/vida” é a ideia da sobrevivência, pois o labor enquanto sentido da existência das classes populares, torna-se o centro das preocupações, visando por ganhar o pão de cada dia. A vida insular é marcada por modos de existir à margem da cidade circunscrita, ou seja, um modo de morar, trabalhar, curar nas fimbrias do sistema, obrigando os sujeitos a viverem o cotidiano “jogando com a ocasião”, criando e recriando uma série de táticas para vencer as duras condições do dia a dia, improvisando modos de morar, parir, curar, amar, festejar, trabalhar. A tese reflete também sobre a forma como as lembranças são evocadas, sendo a memória uma forma de compor a vida, uma reconstrução, um fluxo capaz de saltar e explorar tempos diversos, enveredando por subjetividades ímpares que se dobram e se desdobram no espaço e tempo cercado por rios, matas e lama. As entrevistas de histórias de vida são nervos do trabalho, mas utilizamos outras fontes que permitiram penetrar no tempo estudado, como obras memorialística, crônicas, reportagens dos jornais Inovação, Diário do Povo, Jornal do Piauí, Folha do Litoral. Para alargar nossa compressão dos problemas, questões e temáticas que surgiam ao longo da pesquisa, servimo-nos dos ensinamentos dos autores como Halbwachs (2003), Pierre Nora (1993), Verena Alberti (2004), Ecléa Bosi (2009), Portelli (2007), José Carlos Sebe Meihy (2005), Michel de Certeau (2003) e outros.
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MÁRCIO DE ARAÚJO PONTES
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Tesouros Vivos da Cultura Cearense: entre narrativas, tempos e memórias.
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Orientador : FRANCISCO ALCIDES DO NASCIMENTO
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Data: 08/12/2023
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Investigamos narrativas, tempos e memórias, tomando como referência os mestres e mestras da cultura cearense, com objetivo de analisar permanências, repetições, inovações e negociações relacionadas a atuação dos sujeitos, que representam o Tesouro Vivo da Cultura Cearense, tomando como ponto de partida agosto de 2003, ano em que a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-Ce) foi autorizada, pela Lei nº 13.351, a registrar em livro próprio, sob a nomenclatura de Mestre da Cultura Tradicional Popular Cearense, indivíduos que praticam os mais variados ofícios ligados aos fazeres culturais, como representantes do patrimônio imaterial do Estado, selecionados por meio de edital e aptos a receber um auxílio financeiro vitalício, no valor de um salário mínimo, pago pelo Estado. Em contrapartida devem transmitir seus conhecimentos através de programas e projetos de ensino e aprendizagem desenvolvidos e acompanhados pela Secult-Ce. É fato que o avanço da urbanização e o acesso a novos objetos e tecnologias possibilitaram a inclusão ou exclusão de elementos nas práticas dos mestres e mestras da cultura, avaliamos as intervenções governamentais, feitas através de políticas públicas culturais, nesse percurso de mudanças.
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RONYERE FERREIRA DA SILVA
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A POLÍCIA DOS PALCOS: TEATRO, CENSURA E TENSÕES CULTURAIS NO RIO DE JANEIRO (1907-1930)
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Orientador : TERESINHA DE JESUS MESQUITA QUEIROZ
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Data: 01/09/2023
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Esta tese analisa a censura ao teatro no Rio de Janeiro entre 1907 e 1930, período marcado pelo processo de remodelação urbana da cidade, por maior intervenção oficial na tentativa de controlar as práticas culturais e pelo enrijecimento da atuação das autoridades policiais nas atividades teatrais. Analisamos os mecanismos de atuação da censura e os procedimentos de resistência ao controle, praticados por integrantes da dinâmica teatral, como dramaturgos, empresários e artistas. A partir do diálogo entre a historiografia e o conjunto das fontes, formado por documentos hemerográficos, literários, iconográficos, legislativos e jurisprudenciais, argumentamos que a censura teatral das primeiras décadas do século XX se caracterizou pela coexistência de aspectos morais, religiosos, diplomáticos e políticos, sendo instrumentalizada pelas elites dirigentes como um mecanismo de imposição de uma disciplina, associada ao processo de modernização forçada da cidade e de controle das práticas culturas, e de interdição de interpretações alternativas das relações sociais, afetivas e políticas. No âmbito teórico, dialogamos com as noções de estratégias e táticas (CERTEAU, 2014), processo civilizador (ELIAS, 2011), teatro político (PARANHOS, 2012; CHARLE, 2012) e fração de classe (WILLIAMS, 1992).
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SARAH ROCHA RIOS
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TIMON SOB A TECITURA DOS ESPAÇOS: POLÍTICAS PÚBLICAS E TRANSFORMAÇÕES URBANO-SOCIAIS (2000 2015)
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Orientador : CLAUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES
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Data: 01/09/2023
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O presente trabalho objetiva analisar, sob a perspectiva histórica, o desenvolvimento socioeconômico e a expansão urbana do município de Timon (MA) entre os anos 2000 e 2015, com foco em políticas públicas de desenvolvimento social, visando compreender em que medida a população local foi afetada pelas transformações ocorridas no período em questão, propondo-se uma análise do Plano Estratégico e Sustentável de Timon – Agenda 21, (2002) em que se estabeleceram metas e estratégias para o desenvolvimento do município em diversos setores sociais, a serem alcançadas até o ano de 2015, justificando assim o recorte temporal proposto. A pesquisa debruça-se sobre a análise voltada para a emergência de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento das cidades brasileiras e a ampliação de programas sociais voltados para as camadas sociais economicamente vulneráveis. Além de perceber a relação que se estabelece entre o uso da terra e os demais aspectos sociais como: habitação, saúde, educação, meio ambiente, dentre outros. Para tanto, realizaremos análise documental voltada para relatórios da Prefeitura Municipal de Timon e dos Governos Federal e Estadual disponibilizados por portais eletrônicos oficias, além da metodologia de História Oral temática. Estabelecendo diálogo com os autores Ana Fani Carlos (2015), Erminia Maricato (2013; 2014), Jacques Le Goff (1998), Michel de Certeau (2000; 2014), Marcelo de Souza (2006), Raquel Rolnik (2004), Roberto Lobato Corrêa (2004), Janaína Amado e Marieta Ferreira (2006), entre outros
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GRACIVALDA MATOS ALBANO LIMA
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DA NOSSA FIRMEZA DE CARACTER E DA RESIGNAÇÃO COM Q SUSTENTAMOS O JURAMENTO DA INDEPENDÊNCIA OU MORTE: A construção do Exército Libertador no Piauí para a Guerra da Independência 1823.
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Orientador : JOHNY SANTANA DE ARAUJO
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Data: 31/08/2023
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O presente trabalho tem como objetivo entender o contexto histórico em que foi construído o processo de Independência do Brasil, através da historiografia nacional e piauiense com o entrelaçamento de cartas pessoais, com o intuito de perceber o enraizamento das ideias emancipacionistas que estremeceram as bases do império lusitano no Brasil, compreender as práticas de transformações e continuidades que levaram a um esgotamento de forças culminando com a ruptura, identificando as ações para a construção das bases definidoras para a vitória sobre o poder português na Província do Piauí, investigando as formas de constituição das fileiras armadas edificadas no período em destaque. As cartas, utilizadas como fontes, são em número de trinta e cinco e pertencem ao acervo documental do Museu Ozildo Albano situado na cidade de Picos – PI e dispõem das impressões deixadas pelos que contribuíram na escrita de um capítulo da nossa história.
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BIANCA MOURA DA SILVA
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O Bispado de D. Joaquim Antônio de Almeida e a imprensa católica: um projeto ultramontano no Piauí.
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Orientador : PEDRO VILARINHO CASTELO BRANCO
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Data: 30/08/2023
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A Igreja Católica no Piauí ganha sua emancipação ao se desanexar da Diocese maranhense, em 1906, como resultado de iniciativas das camadas sociais piauienses, assim como refletindo os interesses institucionais católicos envoltos em um movimento de reformas assistido pela Santa Sé. Embebido pelo Ultramontanismo, o século XIX brasileiro presenciou o aumento no número de Dioceses em seu território, tendo em visto as mudanças enfrentadas pela Igreja Católica e dificuldades em manter o status quó mediante a transição de regime político, aplicando, assim, uma série de reformas no eclesiástica no Brasil. Adentrando em um contexto de reforma nacional da Igreja, a Instituição Católica no Estado do Piauí – sob governança de seu primeiro bispo, Dom Joaquim Antônio de Almeida – viu o alvorecer de um novo projeto de catolicismo. Diante disso, abordamos em nossa pesquisa os seis anos de governo diocesano do bispo D. Joaquim Antônio de Almeida, que vigoraram do ano de 1906 a 1912 – ano de sua renúncia – onde o citado bispo atuou no Estado do Piauí. Compreender as práticas e estratégias institucionais católicas do referido bispo nas terras piauienses, com ênfase no uso da imprensa feito pelo bispo, entre os referidos anos é o que configura o objetivo central da presente pesquisa, cuja proposta encerra-se em uma análise histórica das fontes compiladas específicas da época, como as edições de jornais que abordam essas práticas, tal qual o jornal católico piauiense O Apóstolo, assim como cartas pastorais do bispo D. Joaquim Antônio, assim como de Dom Adauto Aurélio, que influenciou na formação eclesiástica de Dom Joaquim. Para a compreensão do cenário abordado utilizamo-nos de categorias conceituais embasadas principalmente nos conceitos de práticas e estratégias, assim como sua ideia de economia escriturística de Michel de Certau, poder simbólico e discurso do sociólogo Pierre Bourdieu, e dominação religiosa de Max Weber. Após o decorrer da pesquisa nos foi possibilitada a ideia de que o bispado piauiense, desde sua gênese, estaria alinhado – dentro do recorte abordado – às práticas de um catolicismo institucional geral e as ações implementadas por D. Joaquim Antônio de Almeida puderam ser entendidas como sinais de tal alinhamento.
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NAYARA GONÇALVES DE SOUSA
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ENTRE AROMAS, FETIDEZES E MEMÓRIAS: REPRESENTAÇÕES SENSÍVEIS DO VIVER CITADINO EM PICOS-PI, NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990
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Orientador : FRANCISCO ALCIDES DO NASCIMENTO
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Data: 25/08/2023
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A cidade de Picos-PI, localizada em uma área que cruza e interliga diferentes regiões brasileiras, alterou significativamente a sua estrutura populacional e territorial durante as décadas de 1980 e 1990, mesmo com o desmembramento dos diversos municípios que se tornaram cidades independentes. Entretanto, a referida urbe deixava a desejar no que concerne a execução de serviços essenciais de limpeza pública que deveriam ser garantidos à população. Tal fato contribuía não apenas para a construção de uma imagem negativa da cidade, mas também para o aparecimento de endemias que afetavam diretamente a saúde de seus habitantes. Por esta razão, a presente pesquisa discorre sobre o viver citadino em Picos-PI nas décadas supracitadas, através das memórias olfativas. Entendemos que este estudo se faz necessário pelo fato de que a cidade, além de simbólica e comunicativa, é também o espaço dos cheiros e odores, esses que sendo fáceis de serem identificados, se tornam marcadores da identidade urbana. O desenvolvimento da pesquisa foi baseado em diferentes tipos de fontes, que incluíram: entrevistas orais, jornais locais e estaduais (Macambira, Jornal de Picos, Tribuna de Picos, O Dia, O Liberal e O Estado), revistas (Foco e Momento Informativo), fotografias, charges, poesias e o código municipal de posturas. A análise destas fontes e as discussões presentes no trabalho contaram com o referencial teórico de diversos autores, entre eles: Raquel Rolnik (1995, Ana Fani Carlos (2007), Sandra Pesavento (2007), Michel de Certeau (2008) e Roberto Corrêa (2007) para as questões de cidades; Alain Corbin (1987), Milena Kanashiro (2003), Palmira Ribeiro e Nadja Santos (2018), Bettina Malnic (2008), Chandler Burr (2006) e João Scortecci (2019) para as questões das percepções sensoriais; Ecléa Bosi (2003), Peter Burke (2000), Michael Pollak (1989), Maurice Halbwachs (2006), Jacy Seixas (2004), Márcio Silva (2008) e Francisco Nascimento (2002) para as discussões de memória; Sônia Freitas (2006), Cléria Botelho da Costa (2014) e José Carlos Meihy (1996) para as compreensões acerca da história oral e Roger Chartier (1990) para o entendimento sobre as práticas de representações. O estudo identificou como se caracterizava o espaço urbano picoense deste período em seus aspectos físicos, sociais e políticos e, para isso discutiu-se acerca da pouca preocupação demonstrada pelos governantes municipais tanto para com a imagem olfativa que se construiria interna e externamente da cidade, quanto pelo bem-estar de sua gente. Também apontou as representações sensíveis e mapeou olfativamente determinados ambientes públicos e privados situados na zona urbana da cidade.
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ISAAC GABRIEL DIAS GARCEZ
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O progresso liberal: análise das atuações políticas de Deolindo Mendes da Silva Moura e de José Manoel de Freitas na Província do Piauí (1850 1860)
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Orientador : TERESINHA DE JESUS MESQUITA QUEIROZ
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Data: 11/08/2023
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Este trabalho tem como objetivo analisar as atuações políticas de Deolindo Mendes da Silva Moura e de José Manoel de Freitas na província do Piauí durante as décadas de 1850 e 1860. Durante o período analisado ocorreram vários acontecimentos políticos no governo imperial brasileiro, sendo destaque para a nossa pesquisa a Conciliação na década de 1850 e a Liga Progressista na década de 1860. Investigamos como ocorreu a organização desses movimentos políticos no Rio de Janeiro e quais as consequências que projetaram para a comunidade política piauiense da época. Nossos estudos examinaram de forma específica a inserção de Deolindo Mendes da Silva Moura e de José Manoel de Freitas na vida política do Piauí ao fim da década de 1850, entendendo o impacto do governo central e a implicação de suas filiações partidárias no Partido Liberal local para a realização de suas atividades políticas. Desenvolvemos análise do percurso que esses políticos tiveram na província do Piauí durante a década de 1860. Dessa forma, examinamos a atuação na imprensa periódica e a execução de cargos da administração pública local.
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MARCONE RODRIGUES DE SOUSA
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DO RECATO AO PRAZER: modernização e prostituição em Teresina-PI, na década de 1970.
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Data: 28/07/2023
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Teresina, em seu devir histórico - projetada e fundada sob o signo da modernidade desde 1852 – experienciou traços do processo de modernização durante o século XX, sobretudo na segunda metade. Como uma espécie de palimpsesto urbano, as intervenções urbanísticas a partir do Centro da Capital, promovidas nas gestões de Alberto Silva (1971-1975) e Dirceu Arcoverde (1975-1978) visavam não somente construir uma nova arquitetura, mas publicizar a imagem de um “Novo Piauí”. Entretanto, a utopia urbana de uma cidade moderna, recatada e ordeira se deparava com a heterotopia da cidade do atraso, do pecado e dos excluídos, cuja representação recaía sobre as favelas e os prostíbulos, que afrontavam os olhares disciplinadores de uma sociedade moralista e profilática. O presente estudo analisa os conflitos da prostituição feminina nos cabarés da capital piauiense, principalmente na zona da Paissandu, frente ao processo de modernização na década de 1970. Para tanto, buscou-se a princípio observar os aspectos modernizadores da urbe (seu aparato urbano e as práticas discursivas) que pendulavam Teresina entre o aceitável e o proibido. Nessa seara, verificou-se também as interdições do poder disciplinar sobre os corpos infames (prostitutas) nos territórios do prazer (cabarés), mediante o patrulhamento ostensivo das operações policiais. E por fim, investigou-se as circunstâncias que desestruturariam a principal zona de prostituição da capital – Rua Paissandu e adjacências – e ao surgimento incipiente dos motéis. Esse estudo percorreu o seguinte corpo documental: as mensagens governamentais, as cartas CEPRO e o noticiário dos principais jornais: O Dia, O Estado, Jornal do Piauí, o Liberal e a Hora, disponíveis nas instalações do Arquivo Público do Piauí. Já o acesso às leis municipais, como o código de postura ocorreu na Biblioteca da Câmara de Vereadores de Teresina e, por fim, as entrevistas com algumas prostitutas e frequentadores da zona do meretrício. Essas fontes permitiram registrar fragmentos importantes dessa experiência histórica de controle e marginalização na urbe teresinense, sob o véu da modernização da capital. Por orbitar no campo da história cultural, essa pesquisa qualitativa norteia-se por referenciais conceituais e bibliográficos de autores como Michel Foucault (1976), Michel de Certeau (1980), Marshall Berman (1986), Francisco Alcides Nascimento (1999), Sandra Pesavento (2007), Margareth Rago (2008), Cláudia Fontineles (2009), Bernardo Sá Filho (2017) e Pierre Nora (2012), que se debruçaram sobre discussões em torno do moderno, da modernização e das ressonâncias discursivas do fazer urbano nos espaços de poder e de infâmia, no controle das práticas sexuais, no usufruto dos corpos pérfidos, nas sociabilidades diversas e nos lugares de memória, respectivamente. Portanto, em termos conclusivos, o recato e o prazer manifestos no ideário modernizador de Teresina eram afrontados com “outros prazeres da noite”, em que a prostituição expõe a heterotopia de uma capital imersa no estigma da exclusão e do recalque.
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GEISE CAROLINE DE SOUSA SANTOS
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LEIA O JORNAL, NÃO TENHA MEDO DE MIM: TORQUATO NETO E A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA NOS ANOS 1970
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Orientador : FRANCISCO ALCIDES DO NASCIMENTO
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Data: 08/05/2023
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A presente pesquisa tem por objetivo analisar a trajetória jornalística de Torquato Pereira de Araújo Neto, poeta piauiense que teve grande inserção nos acontecimentos que resultariam no chamado Movimento Tropicalista, com ênfase na sua coluna Geléia Geral que assinou entre os meses de agosto de 1971 a março de 1972, no jornal Última Hora na cidade do Rio de Janeiro. O trabalho se propõe a analisar os textos veiculados na coluna e como o jornalista se manteve no cenário do fazer jornalístico na década de 1970, uma vez que ao fazer esse esforço de compreender a linguagem em sua materialização nos leva ao fato de que os discursos e as práticas discursivas são capazes de criar, recriar e delinear trajetórias dos sujeitos do referido período histórico. A pesquisa tem como fontes primárias as produções de Torquato Neto e seus pares na Imprensa Alternativa como O Pasquim, Flor do Mal, Jornal de Amenidades, Presença, dentre outros. Esse estudo também se aporta bibliograficamente nos conceitos de Análise do Discurso e as Linguagens do autor Eni Orlandi (2006) para compreender como se deu a construção dessas notícias e seus discursos. Nos estudos de autores como: Beatriz Kushnir (1991), Bernardo Kucinski (2004), Carlos Fico (2001), Castelo Branco (2005), Giorgio Agamber (2009), Marcos Napolitano (2011), Gilles Deleuze (2003)
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FLAVIO FERNANDES CARVALHO
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IMPRENSA, RESSENTIMENTO E PODER: a trajetória de Lívio Lopes Castelo Branco e Silva e a dinâmica política do Piauí Oitocentista (1839- 1852)
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Orientador : TERESINHA DE JESUS MESQUITA QUEIROZ
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Data: 11/04/2023
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No Brasil, entre os anos de 1824 a 1850, ocorreram inúmeras revoltas, levantes, insurreições e ajuntamentos, entre eles Balaiada e as Revoltas Liberais de 1842, ambas com características semelhantes, e participação de um conjunto de pessoas que ora ou outra figuravam como líderes nessas variadas revoltas. Fortemente influenciada por um consenso escriturístico do século XIX, foi se constituindo uma linha historiográfica partindo da visão do Estado, da Ordem e da legalidade, alicerçando a história e a memória dos vencedores como a oficial. Nessa dissertação, faz-se leitura e interpretação dos movimentos da Balaiada e Ajuntamento do Exú, a partir de uma análise que privilegia a voz do vencido. Assim, encontrou-se em Lívio Lopes Castelo Branco e Silva – fazendeiro de família importante do Piauí –, o objeto de estudo capaz de revelar em grande medida a dinâmica política do Piauí e do Norte, bem como um projeto político que se contrapunha ao modelo político vitorioso emanado da Corte. Nesse sentido, a partir do estudo desse sujeito, analisam-se a dinâmica político-social nortista, os conflitos no jornalismo partidário, bem como as tensões sociais causadas pelas revoltas, que eram consequência de insatisfação de elites políticas derrotadas nos processos de conquista do poder. A análise se fundamenta na documentação oficial, em parte partes hemerográficas, nos Anais do Parlamento Brasileiro, em cartas publicadas em um conjunto de jornais do século XIX, além de escritos oitocentistas como as Notas Diárias de Alencastre de 1872 e a memória de Domingos Magalhaes de 1858, e de variada bibliografia: CARVALHO, 2000; CARVALHO, 2010; CASTELO BRANCO, 2020; DIAS, 2014; DOLHNIKOFF, 2005.
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MARCUS PIERRE DE CARVALHO BAPTISTA
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Entre a Geografia, a História e a Literatura: João Gabriel Baptista (1920-2010) e sua constituição enquanto intelectual na segunda metade do século XX no Piauí
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Orientador : FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO
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Data: 10/04/2023
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Este trabalho produziu uma narrativa sobre João Gabriel Baptista (1920-2010), com o objetivo de discutir as condições históricas que permitiram que o sujeito em tela se tornasse um intelectual na segunda metade do século XX no Piauí. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica utilizando-se de autores como Bourdieu (2006), Gomes (2004), Sirinelli (1998; 2003), Loriga (2011), Arfuch (2010), Seligmann-Silva (2003), Halbwachs (2006), Pollak (1989), Hall (2006), Bauman (2005), Woodward (2014), Chartier (1991) e Alberti (2013) para operacionalização dos conceitos de Biografia, Escrita de Si, Identidade, Redes de Sociabilidade, Memória, a categoria de Intelectual e para a metodologia da História Oral. Quanto às fontes, trabalhamos com a pesquisa hemerográfica, utilizando jornais publicados no Maranhão e Piauí entre meados do século XIX até o início do século XXI, bem como documentos do poder executivo, especificamente relatórios de governo do Piauí publicados no início do século XX, livros de memória, entrevistas com sujeitos que conheceram e conviveram com o personagem em tela desta pesquisa no ambiente profissional ou familiar, além da própria produção acadêmica e literária de João Gabriel Baptista. Indicou-se a relevância que a atuação de sua família na política e sociedade piauiense entre o século XIX e XX teve para sua formação e, posteriormente, inserção nas redes de sociabilidade intelectuais do Piauí na segunda metade do século XX. Não obstante isto, a pesquisa permitiu compreender ainda não apenas de que modo João Gabriel Baptista constituiu-se enquanto intelectual, mas como se tornou um pioneiro no campo da Geografia, tendo em vista que foi o primeiro pesquisador piauiense da área a produzir um estudo sistemático a partir de um espaço acadêmico e intelectual. Inferiu-se ainda acerca de como seu imaginário esteve marcado por questões sensíveis de sua época, refletindo diretamente nas representações construídas em suas obras, tanto literárias, como acadêmicas. Por fim, o estudo tornou possível também refletir sobre as várias representações construídas sobre João Gabriel Baptista ao longo de sua trajetória, bem como depois de sua morte no ano de 2010 em Teresina (PI) em decorrência do mal de Alzheimer.
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ANA ELISA NUNES PEREIRA
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GETÚLIO VARGAS E OS PERCALÇOS DO ALINHAMENTO: ROMPENDO DISTÂNCIAS ENTRE NAÇÕES (1950-1953)
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Orientador : FRANCISCO GLEISON DA COSTA MONTEIRO
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Data: 07/04/2023
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O presente trabalho analisa as conjunturas Políticas e sociais do segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954), período que corresponde o desenrolar da Guerra Fria e, principalmente, as questões de alinhamento político social, político e econômico entre Brasil e Estados Unidos da América. Partindo do princípio de dependência entre as nações, os Documentos Oficias, ou melhor, os Memorandos de Conversação estabelecidos entre as duas nações somados as obras de historiadores como, Eric Hobsbawm, Jord Friedrich, Hecht e Servent, Daniel Arão Reis, dentre outros, nos auxiliarão a perceber o alinhamento entre essas nações, bem como a repercussão do mesmo por meio dos jornais Folha da Manhã a nível nacional, e a nível local os jornais O Piauí (1950) e Jornal do Piauí (1952), nos anos que compreendem os quatro primeiros anos da década de 1950.
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ANA ELISA NUNES PEREIRA
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GETÚLIO VARGAS E OS PERCALÇOS DO ALINHAMENTO: ROMPENDO DISTÂNCIAS ENTRE NAÇÕES (1950-1953)
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Orientador : FRANCISCO GLEISON DA COSTA MONTEIRO
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Data: 07/04/2023
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O presente trabalho analisa as conjunturas Políticas e sociais do segundo governo de Getúlio Vargas (1951-1954), período que corresponde o desenrolar da Guerra Fria e, principalmente, as questões de alinhamento político social, político e econômico entre Brasil e Estados Unidos da América. Partindo do princípio de dependência entre as nações, os Documentos Oficias, ou melhor, os Memorandos de Conversação estabelecidos entre as duas nações somados as obras de historiadores como, Eric Hobsbawm, Jord Friedrich, Hecht e Servent, Daniel Arão Reis, dentre outros, nos auxiliarão a perceber o alinhamento entre essas nações, bem como a repercussão do mesmo por meio dos jornais Folha da Manhã a nível nacional, e a nível local os jornais O Piauí (1950) e Jornal do Piauí (1952), nos anos que compreendem os quatro primeiros anos da década de 1950.
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SABRINA THAYS BEZERRA SANTOS
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COM A BOCA NO MUNDO: HISTÓRIA, MÚSICA E GÊNERO NA OBRA DE RITA LEE (1970-1980)
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Orientador : EDWAR DE ALENCAR CASTELO BRANCO
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Data: 03/04/2023
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A música produzida e elaborada por Rita Lee está imersa, como todo produto humano, em um sistema de relações, dentre as quais as de gênero ganharam maior repercussão, não somente pelas suas músicas, mas por ser uma mulher que se destacou em um segmento musical com predominância da atuação masculina – o rock. Enfrentando esses paradigmas no meio musical e social essencialmente conservador, o presente estudo busca estudar os processos alternativos de subjetivação de Rita Lee e sua contribuição para o entendimento do ser mulher no Brasil nos anos de 1970 e 1980, revelando-se como uma figura feminina forte e de personalidade transgressora. Assim, o presente trabalho teve como objetivo principal compreender historicamente a vida e a obra da artista brasileira Rita Lee para, com esta compreensão, problematizar as condições históricas de existir no interior das quais a citada artista referenciou, para toda uma geração, as noções de corpo, gênero, sexualidade, juventude e família entre as décadas de 1970 e 1980 no Brasil. Além disso, tomar Rita Lee como um signo histórico, através do qual se procurará derivar a história da classe média brasileira no período em estudo, buscou-se indagar sobre o processo de recepção da arte de Rita Lee tanto pela crítica de música como pelo público em geral, desenvolver estudos teóricos sobre as categorias juventude, sexualidade, família, gênero e indagar sobre as condições de fazer e consumir arte no Brasil da ditadura militar. Dessa forma, buscando discutir as relações de corpo, gênero e sexualidade serão revisados os seguintes autores: Carla Bassanezi Pinsky (2012), Mary Del Priore (2011), Rachel Sohiet (1997) e Joan Scott (1992). Referentes às discussões de Biografia e Autobiografia, foram utilizados autores tais como Schmidt (2000), Ricouer (1994) e Bourdieu (1986). No tocante às discussões sobre História e Música, foram utilizadas as proposições de Marcos Napolitano (2006, 2005), Paulo Chacon (1982) e Tatit (2004). Além da revisão bibliográfica citada, foram levantadas análises de sua autobiografia, entrevistas disponíveis na internet, assim como leituras e interpretações de reportagens disponíveis em revistas digitais com o objetivo de analisar a trajetória musical e vida pessoal da cantora Rita Lee. Dessa forma, considera-se que sendo dotada de uma transgressão orientada, Rita Lee consegue, através de suas canções, elencar novas formas de ser mulher, o que se evidencia como uma forma de ligação na construção de novos padrões de corpo, gênero, sexualidade, família e juventude, tornando-se assim um símbolo de representatividade.
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SABRINA THAYS BEZERRA SANTOS
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COM A BOCA NO MUNDO: HISTÓRIA, MÚSICA E GÊNERO NA OBRA DE RITA LEE (1970-1980)
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Orientador : EDWAR DE ALENCAR CASTELO BRANCO
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Data: 03/04/2023
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A música produzida e elaborada por Rita Lee está imersa, como todo produto humano, em um sistema de relações, dentre as quais as de gênero ganharam maior repercussão, não somente pelas suas músicas, mas por ser uma mulher que se destacou em um segmento musical com predominância da atuação masculina – o rock. Enfrentando esses paradigmas no meio musical e social essencialmente conservador, o presente estudo busca estudar os processos alternativos de subjetivação de Rita Lee e sua contribuição para o entendimento do ser mulher no Brasil nos anos de 1970 e 1980, revelando-se como uma figura feminina forte e de personalidade transgressora. Assim, o presente trabalho teve como objetivo principal compreender historicamente a vida e a obra da artista brasileira Rita Lee para, com esta compreensão, problematizar as condições históricas de existir no interior das quais a citada artista referenciou, para toda uma geração, as noções de corpo, gênero, sexualidade, juventude e família entre as décadas de 1970 e 1980 no Brasil. Além disso, tomar Rita Lee como um signo histórico, através do qual se procurará derivar a história da classe média brasileira no período em estudo, buscou-se indagar sobre o processo de recepção da arte de Rita Lee tanto pela crítica de música como pelo público em geral, desenvolver estudos teóricos sobre as categorias juventude, sexualidade, família, gênero e indagar sobre as condições de fazer e consumir arte no Brasil da ditadura militar. Dessa forma, buscando discutir as relações de corpo, gênero e sexualidade serão revisados os seguintes autores: Carla Bassanezi Pinsky (2012), Mary Del Priore (2011), Rachel Sohiet (1997) e Joan Scott (1992). Referentes às discussões de Biografia e Autobiografia, foram utilizados autores tais como Schmidt (2000), Ricouer (1994) e Bourdieu (1986). No tocante às discussões sobre História e Música, foram utilizadas as proposições de Marcos Napolitano (2006, 2005), Paulo Chacon (1982) e Tatit (2004). Além da revisão bibliográfica citada, foram levantadas análises de sua autobiografia, entrevistas disponíveis na internet, assim como leituras e interpretações de reportagens disponíveis em revistas digitais com o objetivo de analisar a trajetória musical e vida pessoal da cantora Rita Lee. Dessa forma, considera-se que sendo dotada de uma transgressão orientada, Rita Lee consegue, através de suas canções, elencar novas formas de ser mulher, o que se evidencia como uma forma de ligação na construção de novos padrões de corpo, gênero, sexualidade, família e juventude, tornando-se assim um símbolo de representatividade.
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ISABELA SOUSA MOURA
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SE O DIA DISSE A NOTÍCIA EXISTE: A ATUAÇÃO DA IMPRENSA ESCRITA TERESINENSE NA DITADURA CIVIL-MILITAR (ANOS 1960 e 1970).
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Orientador : CLAUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES
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Data: 31/03/2023
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O presente trabalho estuda a produção da imprensa escrita teresinense, sobretudo os jornais O Dia (PI) e O Estado (PI), no apoio ao Golpe de 1964 e manutenção na Ditadura Civil-Militar durante os anos de 1960 e 1970. Na análise destes periódicos a pesquisa privilegiou os textos dos editoriais, as manchetes e colunas de opinião, elementos que destacam a representação verbal dos jornais. O objetivo é compreender as ambiguidades nos discursos pautados nos polos opostos: democracia e autoritarismo, que cindidos pela argumentação em defesa da pátria e luta por liberdade, adotaram posturas de consentimentos e atritos com o Estado autoritário. Para tanto, foram analisados como fonte histórica os jornais impressos e digitalizados, que, através da interlocução teórica com Maria Helena Capelato (2015) houve a construção metodológica da pesquisa, tendo em vista a imprensa como fonte e objeto presente nas tramas que implicam os interesses discursivos dos proprietários e produtores dos jornais. Desta forma, a problematização das fontes apontou que a construção do discurso informativo é permeado pela Cultura Política que infere diretamente nas decisões políticas, onde os interlocutores são motivados por sentimentos, representações e medos, de certa, forma constroem mitos e heróis. Esta interlocução foi esmiuçada através dos historiadores Rodrigo Patto Sá Motta (2013), Serge Berstein (1998) e René Rémond (2003). Além disso, é importante ressaltar as reflexões de Patrick Charaudeau (2015) acerca da construção do discurso informativo, tendo em vista as instâncias de produção, recepção e interpretação da escrita jornalística. As reflexões sobre as tramas políticas piauienses das décadas de 1960 e 1970 permearam através das contribuições das autoras Cláudia Cristina da Silva Fontineles (2015) e Marylu de Oliveira (2009). Nesta pesquisa, constatou-se que a imprensa desempenha um papel fundamental na construção e formação da opinião pública, expandindo suas funções para além do mero ato de informar. Desta forma, a mesma afasta-se da neutralidade, evidenciando os interesses particulares de seus produtores, que por vezes são agente públicos envolvidos por aspirações político-partidárias e econômicas.
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MARIA NATIELLY SOARES CAMPOS
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O LITORAL PIAUIENSE E A PRATICAGEM DA BARRA DA TUTÓIA: (1901-1910)
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Orientador : JOHNY SANTANA DE ARAUJO
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Data: 31/03/2023
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A presente dissertação objetiva analisar algumas discussões sobre o litoral piauiense, suas atividades portuárias e a emergência da barra da Tutóia, um dos braços do rio Parnaíba, evidenciado em algumas narrativas como território que compreendia antes ao Piauí, devido a sua praticagem portuária. O recorte temporal compreende-se de 1901 a 1910, mas que deságua em narrativas que reverberam até os tempos atuais. Tais debates, ao discutir questões territoriais, sinalizam temas atuais, como o litígio territorial piauiense, no caso, envolvendo contendas também entre piauienses e maranhenses, segundo a documentação analisada. Observaremos o Piauí desde as suas primeiras ocupações, as notícias sobre o litoral, bem como alguns dos primeiros mapas e cartas sobre o rio Parnaíba e suas bocas, as movimentações portuárias e a presença crescente do comércio marítimo. O objetivo se fundamenta na busca por observar como o Piauí movimentava seu comércio marítimo e como a barra da Tutóia, no estado do Maranhão, passou a ser reivindicada como pertencente ao território piauiense no passado. Utilizaremos a metodologia qualitativa. Como suporte informativo, nos debruçamos sobre fontes da época, como o jornal Nortista (1901), jornal Pátria (1902), Almanack da Parnahyba (1924, 1925, 1927). Das fontes de pesquisa temos Antonino Freire (1907) Odilon Nunes (2001, 2007 e 2014), Bugyja Britto (1976), Pe. Cláudio Melo (1985), entre outros estudos.
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MARIA NATIELLY SOARES CAMPOS
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O LITORAL PIAUIENSE E A PRATICAGEM DA BARRA DA TUTÓIA: (1901-1910)
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Orientador : JOHNY SANTANA DE ARAUJO
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Data: 31/03/2023
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A presente dissertação objetiva analisar algumas discussões sobre o litoral piauiense, suas atividades portuárias e a emergência da barra da Tutóia, um dos braços do rio Parnaíba, evidenciado em algumas narrativas como território que compreendia antes ao Piauí, devido a sua praticagem portuária. O recorte temporal compreende-se de 1901 a 1910, mas que deságua em narrativas que reverberam até os tempos atuais. Tais debates, ao discutir questões territoriais, sinalizam temas atuais, como o litígio territorial piauiense, no caso, envolvendo contendas também entre piauienses e maranhenses, segundo a documentação analisada. Observaremos o Piauí desde as suas primeiras ocupações, as notícias sobre o litoral, bem como alguns dos primeiros mapas e cartas sobre o rio Parnaíba e suas bocas, as movimentações portuárias e a presença crescente do comércio marítimo. O objetivo se fundamenta na busca por observar como o Piauí movimentava seu comércio marítimo e como a barra da Tutóia, no estado do Maranhão, passou a ser reivindicada como pertencente ao território piauiense no passado. Utilizaremos a metodologia qualitativa. Como suporte informativo, nos debruçamos sobre fontes da época, como o jornal Nortista (1901), jornal Pátria (1902), Almanack da Parnahyba (1924, 1925, 1927). Das fontes de pesquisa temos Antonino Freire (1907) Odilon Nunes (2001, 2007 e 2014), Bugyja Britto (1976), Pe. Cláudio Melo (1985), entre outros estudos.
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SERGIO LUIZ DA SILVA MENDES
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FOMOS MAIS QUE UMA ALTERNATIVA: a prática escriturística do jornal Inovação em Parnaíba-PI (1977-1988)
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Orientador : CLAUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES
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Data: 30/03/2023
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Em dezembro de 1977 foi lançado em Parnaíba um jornal mimeografado, em formato tabloide, alternativo, intitulado Inovação. Seus idealizadores, Reginaldo Costa e Francisco Ribeiro, tinham como intenção apresentar à cidade um veículo de informação que levasse aos parnaibanos notícias sobre questões culturais, políticas, econômicas, sociais e infra-estruturais tanto a nível local quanto nacional, para isso, se utilizavam de imagens, poesias, crônicas e artigos, muitos deles com linguagem escrachada. O jornal teria como meta despertar nos parnaibanos o desejo de lutar pela melhoria da cidade através do desenvolvimento de uma cultura política entre seus habitantes. Se auto afirmando como produto jornalístico diferente e inovador dentro da cidade, tinha em seu nome o próprio significado de seus propósitos: Inovação. Tomando este jornal como objeto de estudo, a presente tese, ambientada dentro das discussões teóricas de História e Mídia, teve como objetivos: investigar a prática escriturística deste periódico, atentando para linha editorial, projeto gráfico, colaboradores e projeto sócio-político contidos no mesmo; analisar o conceito de imprensa alternativa; compreender o contexto político, econômico e social nacional e local no qual esteve imerso. Nossa tese foi que o jornal Inovação apresentou particularidades e contradições, baseados sobretudo em sua prática escriturística, que o distinguiu do conceito de imprensa alternativa consagrado pela literatura especializada, o que o tornou singular se comparado aos jornais alternativos que emergiram no eixo Rio-São Paulo no tempo da ditadura civil-militar. O conceito de economia escriturística, do historiador Michel de Certeau, foi fundamental como categoria analítica nesta tese e, nos deu a base para gestarmos nosso próprio conceito acerca da prática escriturística do jornal Inovação. Neste sentido, identificamos que seus articulistas desenvolveram uma escrita bem articulada acerca de assuntos relacionados à política, sociedade, religião, comportamento e cultura que acabavam por ditar, aos seus consumidores, maneiras de pensar, sentir e agir. A esta prática escriturística, denominamos de jornalismo de prescrição comportamental. O recorte espacial desta pesquisa foi a cidade de Parnaíba-PI, lugar onde surgiu e foi veiculado. O recorte temporal levou em conta o próprio período de emergência, produção e circulação ininterrupta de nosso objeto de estudo, que foi de 1977, ano da sua primeira edição, a 1988, ano de sua última edição. Compõem nosso universo empírico as fontes hemerográficas, entrevistas orais, imagens e obras de cunho memorialístico. Para a abordagem das fontes históricas, foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: análise de conteúdo, análise de imagens, análise de fontes hemerográficas e história oral temática. Para a construção desta tese, foram fundamentais a interlocução com autores como Michel de Certeau, Sônia Meneses, Bernardo Kucinski, Claudia Fontineles, Sonia Mendonça.
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JAKELINNE NAYADE DE SOUSA CAMPELO
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SENHOR E POSSUIDOR DE UM ESCRAVO: manumissões e as relações escravistas em Teresina (1850-1888)"
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Data: 29/03/2023
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O mote da pesquisa foi estudar as relações escravistas, a partir das justificativas empreendidas nas cartas de alforria da cidade de Teresina entre os anos de 1850 a 1888. Procuramos, como objetivo geral de estudo: compreender as relações escravistas entre senhores e escravizados, a partir da concessão das cartas de alforria; e como objetivos específicos buscamos analisar quais tipos de alforria predominavam na cidade de Teresina, qual o perfil do escravizado alforriado em Teresina e como foi o processo de emancipação e abolicionismo na cidade de Teresina. As alforrias emergem como uma espécie de acordo entre senhores e escravizados em que os cativos souberam, dentro das suas limitações negociar com os seus senhores. Assim, ao levantarmos os motivos que justificavam a libertação foi possível entender a complexa trama que marcou as relações entre senhores e escravizados. Dessa forma, utilizamos nesta investigação a pesquisa documental, desenvolvida no Arquivo Público do Estado do Piauí, onde encontramos cartas de alforria, escrituras de compra e venda, testamentos, relatórios de presidente de província, junta de classificação dos escravos e documentos da secretária de polícia. Como aporte bibliográfico foram utilizados autores como: Sidney Chalhoub (1990), João José Reis (2021), Miridan Falci (1995), Tanya Brandão (2015), Francisca Raquel (2017), Solimar Lima (2005), Monsenhor Chaves (2005), Odilon Nunes (2007), Michel Foucault (1979) e Pierre Nora (1993).
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JAKELINNE NAYADE DE SOUSA CAMPELO
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SENHOR E POSSUIDOR DE UM ESCRAVO: manumissões e as relações escravistas em Teresina (1850-1888)
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Data: 29/03/2023
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O mote da pesquisa foi estudar as relações escravistas, a partir das justificativas empreendidas nas cartas de alforria da cidade de Teresina entre os anos de 1850 a 1888. Procuramos, como objetivo geral de estudo: compreender as relações escravistas entre senhores e escravizados, a partir da concessão das cartas de alforria; e como objetivos específicos buscamos analisar quais tipos de alforria predominavam na cidade de Teresina, qual o perfil do escravizado alforriado em Teresina e como foi o processo de emancipação e abolicionismo na cidade de Teresina. As alforrias emergem como uma espécie de acordo entre senhores e escravizados em que os cativos souberam, dentro das suas limitações negociar com os seus senhores. Assim, ao levantarmos os motivos que justificavam a libertação foi possível entender a complexa trama que marcou as relações entre senhores e escravizados. Dessa forma, utilizamos nesta investigação a pesquisa documental, desenvolvida no Arquivo Público do Estado do Piauí, onde encontramos cartas de alforria, escrituras de compra e venda, testamentos, relatórios de presidente de província, junta de classificação dos escravos e documentos da secretária de polícia. Como aporte bibliográfico foram utilizados autores como: Sidney Chalhoub (1990), João José Reis (2021), Miridan Falci (1995), Tanya Brandão (2015), Francisca Raquel (2017), Solimar Lima (2005), Monsenhor Chaves (2005), Odilon Nunes (2007), Michel Foucault (1979) e Pierre Nora (1993).
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JOÃO PAULO RODRIGUES DE CARVALHO
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O MOVIMENTO ESTUDANTIL EM TERESINA (1975-1980): RESISTÊNCIA E MILITÂNCIA
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Orientador : FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO
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Data: 28/03/2023
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A pesquisa apresentada nesta dissertação tem como objetivo central estudar o movimento estudantil secundarista e universitário em Teresina durante os anos de 1975 a 1980. De forma específica, serão analisadas a ligação dessa experiência de militância com a UNE, bem como as representações jornalísiticas do movimento estudantil contidas nos jornais O Dia e O Estado. Para tal, a investigação se valerá da revisão bibliográfica sobre a temática escolhida e de um conjunto de relatórios obtidos através de pesquisa exploratória realizada nos arquivos do SIAN (Sistema de Informação do Arquivo Nacional), como documentos do Dops (Delegacia de Ordem Política e Social) e do SNI (Serviço Nacional de Informação), acionados como instrumentos que viabilizam a análise do movimento estudantil no recorte estudado.
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JOÃO PAULO RODRIGUES DE CARVALHO
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O MOVIMENTO ESTUDANTIL EM TERESINA (1975-1980): RESISTÊNCIA E MILITÂNCIA
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Orientador : FRANCISCO DE ASSIS DE SOUSA NASCIMENTO
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Data: 28/03/2023
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A pesquisa apresentada nesta dissertação tem como objetivo central estudar o movimento estudantil secundarista e universitário em Teresina durante os anos de 1975 a 1980. De forma específica, serão analisadas a ligação dessa experiência de militância com a UNE, bem como as representações jornalísiticas do movimento estudantil contidas nos jornais O Dia e O Estado. Para tal, a investigação se valerá da revisão bibliográfica sobre a temática escolhida e de um conjunto de relatórios obtidos através de pesquisa exploratória realizada nos arquivos do SIAN (Sistema de Informação do Arquivo Nacional), como documentos do Dops (Delegacia de Ordem Política e Social) e do SNI (Serviço Nacional de Informação), acionados como instrumentos que viabilizam a análise do movimento estudantil no recorte estudado.
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MARIA LENICE DE BARROS LIMA ARAÚJO
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Nas trilhas de Padre Delfino: As disputas de poder na cidade de Timon (1940-1960)
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Data: 27/03/2023
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A presente investigação teve como objeto de estudo o panorama político e social que permitiu a atuação política de Padre Delfino na Cidade de Timon (MA) nas décadas de 1940 a 1960. O município de Timon, localizado no Maranhão, é vizinho da capital piauiense, Teresina, e possui a memória viva de um ilustre sacerdote católico atuante na cidade, conhecido como Padre Delfino. A literatura historiográfica da cidade sempre menciona os feitos do pároco e até mesmo uma dissertação biográfica aprofunda muitas de suas facetas. Porém, não explora com profundidade a sua atuação política entrelaçada à sua atividade de pároco. Por isso, a presente pesquisa formulou a seguinte pergunta como problema de pesquisa: qual cenário político e social que permitiu a atuação política de Padre Delfino na Cidade de Timon nas décadas de 1940 a 1960? O objetivo da pesquisa foi compreender as relações sociais e políticas que permitiram a atuação de Padre Delfino em Timon nas décadas de 1940 a 1960. Os objetivos específicos foram: identificar as relações sociais e políticas de Padre Delfino com o governo estadual; apontar os seus adversários no município; identificar as estratégias utilizadas para travar o embate político; e perceber qual a memória que se estabeleceu do Padre Delfino no município de Timon. O recorte temporal deste estudo abrange as décadas de 1940 a 1960, período que se evidenciou a atuação política de Padre Delfino em Timon. No entanto, o presente estudo necessitará expor os anos de 1930 para melhor explicitar o período de reorganização da política nacional promovida pela revolução de 30 no Brasil, no estado do Maranhão e no município de Timon. A presente narrativa historiográfica não se pretendeu uma biografia, mas, através do suporte metodológico da micro-história (PRIORE, 2009) utilizou a figura de Padre Delfino para compreender o cenário político, econômico e social da cidade de Timon no período de 1940 a 1960. A presente investigação construiu seus dados de pesquisa através de fontes hemerográficas, literárias, relatórios governamentais do estado do Maranhão e fontes retiradas de trabalhos acadêmicos. As fontes hemerográficas utilizadas constituem-se de jornais físicos, digitalizados e foram consultadas, em sua maioria, na Biblioteca Benedito Leite, localizada em São Luís (MA) e nos arquivos públicos, também, localizados na capital maranhense. Porém, ainda foram utilizados jornais físicos da casa Anísio Brito, localizada em Teresina e outras fontes digitalizadas. Os jornais consultados como fontes foram: Correio de Timon, O Combate, O Maranhão, O Imparcial, Gazeta de Flores, Diário de São Luís, Diário Caxiense, Correspondente, O Cruzeiro e O Piauí. A obra literária utilizada na pesquisa foi a de H. Dobal “Roteiro sentimental e pitoresco de Teresina (1992)”. Os documentos governamentais que serviram de fontes foram: Relatório de serviço de saneamento e Prophylaxia Rural do Maranhão e Enciclopédia dos Municípios Brasileiros (1959). As obras acadêmicas que serviram de suporte empírico para esse trabalho foram: Padre Delfino e Timon: Vida, missão e história (2016), de José Élcio Coelho, Timon, uma flor de cajazeira: do povoamento à vila (2007), de Raimundo Nonato Lima dos Santos, Vila Flores (1990”, de Venâncio Lula, Timon, sua História e sua gente (2005), autoria de Raimunda de Carvalho Sousa. A pesquisa demonstrou que as ações religiosas de Padre Delfino se confundem com suas atividades políticas e o ajudaram a projetar-se como importante líder político local no período entre 1940 a 1960. Grande parte dos elementos de desenvolvimento da cidade é fruto de suas ações políticas. Isso ajudou a sedimentar uma memória duradoura sobre o Padre em Timon.
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MARIA LENICE DE BARROS LIMA ARAÚJO
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Nas trilhas de Padre Delfino: As disputas de poder na cidade de Timon (1940-1960)
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Data: 27/03/2023
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A presente investigação teve como objeto de estudo o panorama político e social que permitiu a atuação política de Padre Delfino na Cidade de Timon (MA) nas décadas de 1940 a 1960. O município de Timon, localizado no Maranhão, é vizinho da capital piauiense, Teresina, e possui a memória viva de um ilustre sacerdote católico atuante na cidade, conhecido como Padre Delfino. A literatura historiográfica da cidade sempre menciona os feitos do pároco e até mesmo uma dissertação biográfica aprofunda muitas de suas facetas. Porém, não explora com profundidade a sua atuação política entrelaçada à sua atividade de pároco. Por isso, a presente pesquisa formulou a seguinte pergunta como problema de pesquisa: qual cenário político e social que permitiu a atuação política de Padre Delfino na Cidade de Timon nas décadas de 1940 a 1960? O objetivo da pesquisa foi compreender as relações sociais e políticas que permitiram a atuação de Padre Delfino em Timon nas décadas de 1940 a 1960. Os objetivos específicos foram: identificar as relações sociais e políticas de Padre Delfino com o governo estadual; apontar os seus adversários no município; identificar as estratégias utilizadas para travar o embate político; e perceber qual a memória que se estabeleceu do Padre Delfino no município de Timon. O recorte temporal deste estudo abrange as décadas de 1940 a 1960, período que se evidenciou a atuação política de Padre Delfino em Timon. No entanto, o presente estudo necessitará expor os anos de 1930 para melhor explicitar o período de reorganização da política nacional promovida pela revolução de 30 no Brasil, no estado do Maranhão e no município de Timon. A presente narrativa historiográfica não se pretendeu uma biografia, mas, através do suporte metodológico da micro-história (PRIORE, 2009) utilizou a figura de Padre Delfino para compreender o cenário político, econômico e social da cidade de Timon no período de 1940 a 1960. A presente investigação construiu seus dados de pesquisa através de fontes hemerográficas, literárias, relatórios governamentais do estado do Maranhão e fontes retiradas de trabalhos acadêmicos. As fontes hemerográficas utilizadas constituem-se de jornais físicos, digitalizados e foram consultadas, em sua maioria, na Biblioteca Benedito Leite, localizada em São Luís (MA) e nos arquivos públicos, também, localizados na capital maranhense. Porém, ainda foram utilizados jornais físicos da casa Anísio Brito, localizada em Teresina e outras fontes digitalizadas. Os jornais consultados como fontes foram: Correio de Timon, O Combate, O Maranhão, O Imparcial, Gazeta de Flores, Diário de São Luís, Diário Caxiense, Correspondente, O Cruzeiro e O Piauí. A obra literária utilizada na pesquisa foi a de H. Dobal “Roteiro sentimental e pitoresco de Teresina (1992)”. Os documentos governamentais que serviram de fontes foram: Relatório de serviço de saneamento e Prophylaxia Rural do Maranhão e Enciclopédia dos Municípios Brasileiros (1959). As obras acadêmicas que serviram de suporte empírico para esse trabalho foram: Padre Delfino e Timon: Vida, missão e história (2016), de José Élcio Coelho, Timon, uma flor de cajazeira: do povoamento à vila (2007), de Raimundo Nonato Lima dos Santos, Vila Flores (1990”, de Venâncio Lula, Timon, sua História e sua gente (2005), autoria de Raimunda de Carvalho Sousa. A pesquisa demonstrou que as ações religiosas de Padre Delfino se confundem com suas atividades políticas e o ajudaram a projetar-se como importante líder político local no período entre 1940 a 1960. Grande parte dos elementos de desenvolvimento da cidade é fruto de suas ações políticas. Isso ajudou a sedimentar uma memória duradoura sobre o Padre em Timon.
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FERNANDO CASTRO DE MELO
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A vida e a obra de Raul Seixas como instrumento de conhecimento de seu tempo
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Orientador : EDWAR DE ALENCAR CASTELO BRANCO
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Data: 24/03/2023
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Este trabalho estuda a juventude brasileira entre os anos 1970-1980, tomando como pretexto a vida e a obra de Raul Seixas (1945-1989), artista cuja obra tem sido historicamente vinculada à contracultura brasileira. O principal objetivo do estudo foi apresentar aspectos específicos da vida e da obra do artista baiano, indagando como as suas músicas podem ajudar a conhecer a história da juventude brasileira no período. Como se trata de um período em que o Brasil se encontrava sob uma ditadura militar, período no qual as pessoas — especialmente os artistas — eram em geral definidas como engajadas ou alienadas, a vida e obra de Raul Seixas exclamam uma terceira via existencial, a qual já foi definida como “corpo-transbunde-libertário” (CASTELO BRANCO, 2005). Empiricamente, o trabalho foi suportado por publicações sobre a obra de Raul Seixas, bem como pelo que já se escreveu sobre esta obra. Conceitualmente, o trabalho operou com um variado conjunto de autores — de Theodore Roszak a Félix Guattari.
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FERNANDO CASTRO DE MELO
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A vida e a obra de Raul Seixas como instrumento de conhecimento de seu tempo
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Orientador : EDWAR DE ALENCAR CASTELO BRANCO
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Data: 24/03/2023
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Este trabalho estuda a juventude brasileira entre os anos 1970-1980, tomando como pretexto a vida e a obra de Raul Seixas (1945-1989), artista cuja obra tem sido historicamente vinculada à contracultura brasileira. O principal objetivo do estudo foi apresentar aspectos específicos da vida e da obra do artista baiano, indagando como as suas músicas podem ajudar a conhecer a história da juventude brasileira no período. Como se trata de um período em que o Brasil se encontrava sob uma ditadura militar, período no qual as pessoas — especialmente os artistas — eram em geral definidas como engajadas ou alienadas, a vida e obra de Raul Seixas exclamam uma terceira via existencial, a qual já foi definida como “corpo-transbunde-libertário” (CASTELO BRANCO, 2005). Empiricamente, o trabalho foi suportado por publicações sobre a obra de Raul Seixas, bem como pelo que já se escreveu sobre esta obra. Conceitualmente, o trabalho operou com um variado conjunto de autores — de Theodore Roszak a Félix Guattari.
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TATIANE CARVALHO DA SILVA
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"E quando é noite a Lua nina teresina: Políticas culturais e produção musical na capital piauiense na década de 1980.
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Orientador : FABIO LEONARDO CASTELO BRANCO BRITO
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Data: 17/03/2023
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Este trabalho estuda historicamente as políticas públicas de incentivo cultural voltado aos artistas da cidade de Teresina (PI), durante a década de 1980, tomando como pretexto fundamental dois projetos culturais que foram desenvolvidos na cidade: o Projeto Pixinguinha, de nível nacional, organizado pela Fundação Nacional da Arte, e o projeto Torquato Neto, viabilizado da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí. Nesse sentido, o trabalho pretende analisar tais projetos e sua interlocução com os artistas piauienses, sobretudo aqueles atuantes no cenário musical da capital. Os sujeitos analisados e suas respectivas produções são aqueles que encontraram em tais políticas de incentivo oportunidades de divulgar-se na cena musical da cidade, tendo em vista, também, as dificuldades de se produzir no interior do Nordeste. Esse estudo tem como principal material empírico como fontes hemerográficas, tais como os jornais de circulação na cidade entre eles o Jornal da Manhã, Jornal O Estado, Jornal O Dia e o Jornal Diário do Povo, bem como aqueles jornais conhecidos como alternativos, entre eles Chapada do Corisco, Toco Cru Pegando Fogo, Sol e O Estado Interessante. Faremos uso de relatos orais, no total de quatro entrevistas, imagens que vão desde as capas dos discos, a cartazes e fotos dos artistas, letras de músicas, principalmente as que fazem parte dos discos vinculados aos projetos, entre elas Teresina, Quintal de Passarinhos, Num-se-pode, Zabelê, bem como se ampara bibliograficamente em produções oriundas tanto da historiografia piauiense, como de suportes teóricos que norteiam a produção dessa pesquisa, tais como Stuart Hall (2006), Nestor Garcia Canclini (1995), Michel de Certeau (2004), Fernando Muratori Costa (2019) e muitos outros. Assim por meio por meio do levantamento e análise dessas fontes pretende-se apresentar a importância que as políticas públicas de incentivo cultural refletiram tanto na música produzida na cidade de Teresina e na vida dos artistas por meio da representatividade de uma canção piauiense produzida a moldes não tão tradicionais assim.
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TATIANE CARVALHO DA SILVA
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"E quando é noite a Lua nina teresina: Políticas culturais e produção musical na capital piauiense na década de 1980.
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Orientador : FABIO LEONARDO CASTELO BRANCO BRITO
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Data: 17/03/2023
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Este trabalho estuda historicamente as políticas públicas de incentivo cultural voltado aos artistas da cidade de Teresina (PI), durante a década de 1980, tomando como pretexto fundamental dois projetos culturais que foram desenvolvidos na cidade: o Projeto Pixinguinha, de nível nacional, organizado pela Fundação Nacional da Arte, e o projeto Torquato Neto, viabilizado da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí. Nesse sentido, o trabalho pretende analisar tais projetos e sua interlocução com os artistas piauienses, sobretudo aqueles atuantes no cenário musical da capital. Os sujeitos analisados e suas respectivas produções são aqueles que encontraram em tais políticas de incentivo oportunidades de divulgar-se na cena musical da cidade, tendo em vista, também, as dificuldades de se produzir no interior do Nordeste. Esse estudo tem como principal material empírico como fontes hemerográficas, tais como os jornais de circulação na cidade entre eles o Jornal da Manhã, Jornal O Estado, Jornal O Dia e o Jornal Diário do Povo, bem como aqueles jornais conhecidos como alternativos, entre eles Chapada do Corisco, Toco Cru Pegando Fogo, Sol e O Estado Interessante. Faremos uso de relatos orais, no total de quatro entrevistas, imagens que vão desde as capas dos discos, a cartazes e fotos dos artistas, letras de músicas, principalmente as que fazem parte dos discos vinculados aos projetos, entre elas Teresina, Quintal de Passarinhos, Num-se-pode, Zabelê, bem como se ampara bibliograficamente em produções oriundas tanto da historiografia piauiense, como de suportes teóricos que norteiam a produção dessa pesquisa, tais como Stuart Hall (2006), Nestor Garcia Canclini (1995), Michel de Certeau (2004), Fernando Muratori Costa (2019) e muitos outros. Assim por meio por meio do levantamento e análise dessas fontes pretende-se apresentar a importância que as políticas públicas de incentivo cultural refletiram tanto na música produzida na cidade de Teresina e na vida dos artistas por meio da representatividade de uma canção piauiense produzida a moldes não tão tradicionais assim.
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ANDERSON DA SILVA MACHADO
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Quem o capturar e entregar ao abaixo assinado será bem recompensado: Escravidão na imprensa piauiense (1848-1885)
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Orientador : FRANCISCO GLEISON DA COSTA MONTEIRO
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Data: 09/03/2023
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A escravidão no Piauí foi um complexo sistema ocasionado de uma região agrária e pastoril, onde a criação de gado representava a principal economia da província. A escravidão foi símbolo de densas relações reforçadas pela violência num espaço em que o poder senhorial vigorava como o mais legítimo de autoridade e imposição. Este trabalho tem como proposta de pesquisa analisar noticiários, anúncios e propagandas sobre escravos em jornais que circularam no Piauí de 1848-1885. Tendo como fonte os principais jornais: A Imprensa: periódico político, A Opinião Conservadora, A Voz da Verdade: jornal político, literário e comercial, O Escholastico, O Governista, O Piauhy, A Epoca: órgão conservador, bem como, algumas bibliografias de época. Essa pesquisa propõe interpretar práticas escravistas, ações desenvolvidas visando a manutenção da escravidão, as relações de propriedade do senhor em relação ao escravo no espaço piauiense que muitas vezes desencadeavam conflitos, violência e fuga de escravos em fazendas e cidades. Nessa perspectiva, iremos tratar os anúncios jornalísticos como espaços da representação e construção imagética do escravo pelo seu senhor, o cotidiano do escravo e seus lugares de trabalho e sociabilidade. Também através das fontes bibliográficas de época perceberemos como alguns intelectuais vinculados ao IHGB se posicionavam em torno da temática escravidão e liberdade, dentre eles podemos destacar o coronel Antônio Coelho Rodrigues e seus discursos políticos sobre propostas abolicionistas tanto em jornal como em obra de sua autoria. Essa pesquisa busca nos anúncios de venda, compra, fuga, aluguel e noticiários jornalísticos o reflexo da relação muitas vezes conflituosa do escravo com seu senhor e mesmo com a sociedade escravista da época. Esses jornais estiveram atuantes na segunda metade do XIX em cidades como Teresina e Oeiras, e serão analisados como espaços planejados do senhor e muito embora do escravo, refletindo também as fugas e demais disposições do escravo como táticas e estratégias de resistência ao regime escravista.
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TALYTA MARJORIE LIRA SOUSA
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ESCRAVIDÃO E IMPRENSA: comércio, fuga e tensões sociais no Piauí oitocentista*
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Orientador : PEDRO VILARINHO CASTELO BRANCO
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Data: 08/03/2023
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Partindo do referencial das fontes sobre escravidão no Brasil e no Piauí, analisamos os anúncios e noticiários sobre escravos, relativos à fuga, compra, venda e aluguel, para compreender historicamente a dinâmica da escravidão na província do Piauí durante o século XIX. Levantamos a tese que, no Piauí, durante o século XIX, houve a intensificação nos anúncios sobre escravos devido à mudança na ordem jurídica, política, econômica e social no panorama internacional, no que diz respeito ao fim do tráfico transatlântico de escravos e o incremento do tráfico interprovincial. Fizemos a pesquisa hemerográfica no acervo digital do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação da Universidade Federal do Piauí, na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e nos acervos dos jornais britânicos do The British Newspaper Archive. No Arquivo Público do Estado do Piauí, pesquisamos os documentos da Secretaria de Polícia, como passaportes, códices dos relatórios dos chefes de polícia e livro de bando, e os livros de escrituras de compra e venda. No acervo digital Center for Research Libraries, tivemos acesso aos relatórios de presidentes da província e, por meio do Projeto Resgate, consultamos a documentação do Arquivo Histórico Ultramarino referente ao Piauí colonial. A partir da análise das fontes, do referencial bibliográfico e teórico, escolhemos como recorte espacial a província do Piauí, e como recorte temporal, o século XIX, em virtude das transformações ocorridas nos panoramas nacional e internacional do alusivo período. No que concerne à metodologia do processo investigativo, adotamos a pesquisa histórica descritiva a partir da consulta e análise da base documental. Ensejamos que este trabalho ajude a preencher as lacunas da historiografia referente ao estudo da escravidão no Piauí, contribua, enriqueça e excite o interesse de novos pesquisadores.
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GABRIEL ROCHA DA SILVA
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Entre o impacto do estigma e a força da superação: a trajetória da hanseníase pós-isolamento compulsório em Teresina-Piauí (1976-2000)
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Data: 27/02/2023
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Ao longo dos anos, a hanseníase apresentou-se como uma doença associada a fatores negativos, como o estigma. Dessa forma, este constitui-se como um fator que influencia para a permanência da enfermidade como uma questão de saúde pública. Diante disso, o objetivo geral foi analisar como o estigma, um elemento da permanência da hanseníase, tem contribuído para os resultados obtidos na execução das políticas públicas de combate à doença em Teresina, na fase pós-isolamento compulsório (1976-2000). Especificamente, a pesquisa teve como objetivos: Investigar como a cidade de Teresina insere-se no contexto de mudanças de políticas sanitárias nacionais e as modificações no sistema nacional de saúde durante o período em estudo; Identificar os desdobramentos históricos das políticas sanitárias que se redefinem após a abertura dos leprosários; Discutir como as políticas nacionais e locais de combate à hanseníase relacionam-se com o estigma; Examinar o papel do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas por Hanseníase (Morhan) no fomento de políticas de controle da hanseníase e assistencialismo ao doente. O suporte bibliográfico visou ao aprofundamento teórico sobre as políticas públicas de saúde no país, bem como das políticas de identificação, controle e erradicação da hanseníase desenvolvida local e nacionalmente no recorte temporal da pesquisa. Para tanto, foram utilizados diversos autores, como as contribuições de Agnés Chauveau e Philippe Tétart (1998) que discutem sobre a História do Tempo Presente, outros que abordam a saúde e doença como problema político e sociocultural, como Valtéria Alvarenga (2013), Keila Carvalho (2012), Gilberto Hochman (1998), Laurinda Maciel (2007), Dilene Nascimento (2005), além das contribuições teóricas de Norbert Elias (1993) sobre como ocorre o processo civilizador e as características sociais dos indivíduos que vão sendo construídas no decorrer dos anos, e as contribuições de Erving Goffman (1988) sobre estigma. A pesquisa apresentou-se com uma abordagem que tem enfoque em como o estigma sobre a hanseníase afeta realidades locais como a teresinense. Assim, cabe mencionar também as discussões relacionadas às noções de espaço e lugar de Michel de Certeau (1990) e as contribuições sobre o estudo de cidade de
Raquel Ronilk (1995) e Italo Calvino (1990), bem como as reflexões sobre memória utilizando- se autores clássicos, como Maurice Halbwachs (2006), Pierre Nora (1993) e Michael Pollak
(1989). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, por ter ênfase em aspectos subjetivos, socioculturais e políticos relacionados à doença na cidade, ao buscar compreender os efeitos culturais nas políticas públicas e nas ações de movimentos sociais, como o Morhan. Com referência aos procedimentos, a pesquisa constituiu-se de natureza bibliográfica e documental, e ainda, com a utilização da metodologia de história oral. Assim, constatou-se que as mudanças no tratamento de combate à doença foram positivas para a redução da incidência. Porém, não o suficiente para o cumprimento da meta de eliminação da doença, uma vez que a hanseníase esteve fortemente ligada aos aspectos socioculturais que dificultam a concretização dessa meta, como o estigma.
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